segunda-feira, 16 de janeiro de 2012

Análise: Kingsburg

Os jogadores representam lordes que são enviados para administrar as fronteiras de um reino. A partida dura 5 anos com 8 fases cada ano.


Cada fase do ano ocorre um evento pré-determinado que se repete por todo o jogo. Desde fases de estação de colheita (primavera, verão e outono) até a fase de combate para defesa do reino (inverno).


Durante as fases de colheita, os jogadores devem rolar dados para influenciar os conselheiros do Reino, a Rainha e até mesmo o próprio Rei. Cada figura a ser influenciada possui um número que varia de 1 a 18. Você deve utilizar o número que rolou em seus dados e fazer qualquer tipo de combinação onde a soma é igual ao número associado ao conselheiro.


Uma vez posicionado os dados nas figuras, os outros jogadores não podem mais escolher o mesmo local (existem construções que habilitam escolher um conselheiro que já tenha sido influenciado por outro jogador).






Os conselheiros concedem suprimentos (madeira, ouro ou pedra), soldados para o combate no final do ano, pontos de vitória e até espião para ver qual inimigo se aproxima.



Com os suprimentos os jogadores constroem edifícios que concedem habilidades especiais para utilizar no decorrer do jogo. Existe um esquema em que o rei premia o jogador que possuir a menor quantidade de edifícios fazendo com que o jogo se equilibre até a última rodada.



Nesta primeira partida, joguei contra o Jefferson. Lemos o manual durante o setup do jogo para aprender as regras e foi bem rápido e fácil.



Os componentes e o tabuleiro são de ótima qualidade, mantenho o padrão Fantasy Flight Games.



Na última jogada, o Jefferson estava 4 pontos de vitória na frente e o inimigo do quinto ano era um dragão de força 9. Ele dependia de uma única jogada nos dados, onde um número menor ou igual a 3 faria com que perdesse o confronto contra o dragão e eu ganhasse o jogo. Mas ele tirou 5 e manteve a diferença nos pontos de vitória, vencendo o jogo.



Achei bem legal a mecânica de posicionar os dados para comprar influência dos conselheiros e o equilíbrio causado pelos eventos que premiam o jogador que estiver atrás nas construções. 



O fator sorte é maior do que o fator estratégia, que não atrapalha em nada o jogo. Muito divertido, quero jogá-lo novamente com uma quantidade maior de jogadores.



Kingsburg
Nota
 Jogabilidade
8
 Ambientação
8
 Tabuleiro
10
 Componentes
9
 Diversão
9
 Nota Redomanet
8,80

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...