segunda-feira, 9 de janeiro de 2012

Jogatina: Game of Thrones Second Edition com 5 jogadores

Esta segunda partida do jogo Game of Thrones Second Edition trouxe uma experiência ainda melhor do que a primeira vez. Joguei novamente com 5 participantes onde cada um sorteou uma casa das Crônicas de Gelo e Fogo para representar.


A minha cópia do jogo Game of Thrones chegou com defeito no tabuleiro. Ele está torto e não consegue ficar reto na mesa. Já entrei em contato com a Fantasy Flight Games e eles se prontificaram a enviar um tabuleiro em perfeitas condições. Depois eu descrevo com maiores detalhes o desfecho positivo ou negativo deste problema.


Eu fiz questão de ficar com a casa Lannister, já que na primeira vez ela demonstrou desequilíbrio negativo e eu resolvi testar.


O Marcelo ficou com os Greyjoy, a Nani com os Baratheon, o Bruno com os Tyrell e o Jefferson com os Stark.


Foram 50 minutos de explicação das regras e quatro horas e meia de jogo. Apesar da duração, não senti o jogo cansativo e foi muito divertido. Isto se deve a mecânica de voto para garantir melhor posição em 1 das 3 trilhas disponíveis: Trono de Ferro, Feldos e Corte do Rei.


O jogo foi muito disputado onde a liderança esteve por algum momento com cada um dos jogadores. A reviravolta nas trilhas espelhou a supremacia dos exércitos no tabuleiro, e a cada turno uma casa ficava em vantagem.



A casa Baratheon e Tyrell espalharam rapidamente suas unidades nas regiões com castelos e fortalezas. Essa velocidade de expansão no Sul do continente deve-se ao fato da casa Martell não estar no jogo (esta casa só entra em jogo com 6 jogadores). Esta expansão foi refreada no momento em que as demais casas entraram em conflito com eles.


Os Greyjoy partiram com sua frota marítima para o norte, na direção dos Stark. Os piratas de Pike começam o jogo muito forte no combate marítimo e precisam utilizar desta vantagem se quiserem ter chance da vitória.


Já os Stark possuem uma região fria para explorar, com muita extensão de terra e com pouco suprimento para manter exércitos grandes. O Jefferson e o Marcelo entraram em batalha cedo e lutaram bravamente por toda a partida. Teve um momento que o Jefferson estava para ganhar o jogo e ele controlava 2 trilhas: Trono de Ferro e Feldos. Aí tudo mudou e o Marcelo assumiu com maior influência e começou a retomar seus castelos.


Usei outra tática com os Lannister. Eles começam a partida no centro do tabuleiro, tendo inimigos por todos os lados. Fiquei nas regiões iniciais só aumentando o exército, sem arriscar com expansão territorial. Os Lannister conseguem fazer isso porque suas regiões são ricas em suprimentos e podem manter várias unidades no mesmo local.


Após um período, quando estava com 3 cavaleiros em cada região comecei a expandir. Aí veio o elemento surpresa que caracteriza os livros de George R.R. Martin. Os selvagens do norte atacaram a muralha e eu não tinha como enviar ajuda para a Patrulha da Noite.


Perdemos a batalha contra os selvagens e tomei um golpe duríssimo graças à escolha do Rei (no momento o Jefferson estava com o poder). Tive que trocar todas minhas unidades de cavaleiro por infantaria. Meu exército ficou fraco e perdi 1 castelo para a Nani.


No final da décima rodada, o jogador com o maior número de castelos venceu a partida: os Baratheon (Nani) com 6 castelos. Os Greyjoy (Marcelo) ficaram em segundo.


Gostei bastante deste jogo, já o considero um dos meus preferidos (está no mesmo nível que Twilight Imperium e Starcraft). Muito divertido, com muita interação entre os jogadores. Recomendo!

5 comentários:

  1. Onde compro isso????????????!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  2. Estes jogos só são encontrados fora do país. Pode conseguir no Mercado Livre, na Funbox ou em classificados no Ilha do Tabuleiro.
    Lá fora indico a loja Cool Stuff Inc (www.coolstuffinc.com).

    ResponderExcluir
  3. Por volta de 40 dólares... neste momento está fora de estoque na Cool Stuff.

    ResponderExcluir
  4. Qual o tamanho do tabuleiro em centímetros?

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...