quarta-feira, 14 de dezembro de 2011

Análise: Strasbourg

Jogo apresentado pelo Paulo Santoro, durante a Euroliga na Ludus Luderia. 

Strasbourg é um jogo de administração focado em leilões, administração de recursos e colocação de peças. Exige um planejamento prévio para o jogador não se complicar durante as fases finais.


Cada jogador recebe uma quantidade limitada de cartas, formando um deck que é igual para todo mundo. São 5 rodadas até o término da partida, e cada rodada é constituída por turnos divididos em 4 tipos: escolha dos representantes da Nobreza e da Igreja, a compra de Bens materiais para venda posterior, o mercado e a resolução dos cargos de Prefeito e Igreja.

Os jogadores precisam escolher suas cartas cuidadosamente porque elas não retornam ao deck após sua utilização. Durante o início da rodada o jogador monta vários montes de cartas (a quantidade não é limitada) para efetuar os leilões.

Quem ganha o leilão para adquirir os bens materiais pode vender no mercado posteriormente, desde que ganhe o leilão para ter direito da venda.


Até o terceiro colocado no leilão de recursos pode colocar suas peças no tabuleiro, escolhendo e pagando o preço de qual espaço nas guildas irá ocupar. Este posicionamento garante pontos de vitória no final do jogo.


Aquele que possuir maior número de pontos de vitória é o vencedor. Participaram do jogo eu, o Paulo, o Caio, o Reynaldo e a Flávia. O Paulo consagrou-se campeão e eu consegui ficar em segundo lugar, seguido pelo Caio.

Há várias estratégias diferentes que podem ser empregadas durante o jogo. O grande segredo é prestar muita atenção na jogada dos adversários durante a resolução dos leilões e a escolha da quantidade de montes no início da rodada.

Existem cartas de objetivo que o jogador escolhe no início da partida. Cada um recebe 5 cartas e escolhe quantos objetivos quiser para cumprir até o final do jogo. O objetivo concede pontos de vitória se cumprido e uma penalidade de -3 pontos se o jogador não conseguir atingi-lo.

Jogo extremamente estratégico, para quem curte leilões e planejamento na colocação das peças. Suas regras não são complicadas e o mecanismo é bem diferente de todos os outros jogos que conheço.

Strasbourg
Nota
 Jogabilidade
8
 Ambientação
8
 Tabuleiro
9
 Componentes
9
 Diversão
8
 Nota Redomanet
8,40

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...