domingo, 6 de maio de 2012

BoardGameGeek - o maior Banco de Dados de Jogos de Tabuleiro

BoardGameGeek é um site fundado em Janeiro de 2000 por Scott Alden e Derk Solko como um recurso para o hobby de jogos de tabuleiro. O banco de dados tem opiniões, artigos e relatórios de sessão para mais de 50.000 jogos e expansões.


O site tem ainda fichas de designers de jogos e ilustradores. A lista de jogos do site inclui jogos de cartas, wargames e jogos de tabuleiro de diversos estilos. Também apresenta quadros de avisos, um mercado, vários jogos de tabuleiro online, e um banco de dados de jogadores para ajuda-los a se encontrar.

Scott Alden e Derk Solko
Além do banco de dados de jogos, uma das principais características do BoardGameGeek é a informação estatística obtida a partir da avaliação dos jogadores. O site permite que os usuários classifiquem os jogos em uma escala de 1-10.


Os ratings utilizam a média Bayesiana e são apresentados para cada jogo. O sistema de classificação bayesiana acrescenta ratings vazios para puxar a média de jogos com menos avaliações para mais perto da média global. É este conjunto de médias que é usado para gerar uma lista ordenada de jogos. Somente jogos com pelo menos 30 avaliações são incluídos na lista de classificação.


Em 2006, uma lista adicional de wargames foi criada, devido ao número menor de avaliações em geral que estes jogos recebiam, levando-os a se perder na lista de classificação geral. Outros estilos foram desmembrados e são apresentados em rankings particulares.

Jeff Anderson, Derk Solko, and Scott Alden
Os jogadores também podem avaliar o quão leves ou pesados (basicamente a sua complexidade) são os jogos em uma escala de 1-5, embora esta avaliação não seja utilizada no cálculo dos rankings.

Os fundadores + equipe de voluntários que administram o GeekDo
BoardGameGeek é uma grande comunidade internacional com mais de 300.000 usuários. Uma atividade importante é a criação de GeekLists, que são listas de jogos baseados em um tema específico, ou jogos que as pessoas querem comercializar.

Biblioteca de Jogos de Tabuleiro
Existem fóruns nos quais os membros discutem questões como o mérito do tema em relação a mecânica, design europeu versus design americano, e como calcular melhor as estatísticas de classificação do jogo. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...