sábado, 26 de maio de 2012

Eventos: Gen Con

Gen Con é uma das maiores e mais importantes convenções de jogos anuais na América do Norte. Possui tradicionais jogos de caneta e papel, cartas, role-playing games, miniaturas, wargames, jogos de tabuleiro, live action role-playing games, jogos de cartas colecionáveis, jogos colecionáveis e jogos de estratégia. Gen Con também dispõe de jogos de computador. Os participantes se envolvem em uma variedade de torneios e sessões de jogos interativos.


A Gen Con 2011 trouxe 36.733 participantes, o que torna a convenção semelhante em tamanho ao Dragon Con e menor somente do que a E3 (mais de 40.000).


A Gen Con começou em 1968 como uma convenção de jogos de guerra realizado por Gary Gygax, que mais tarde foi co-criador do Dungeons & Dragons, o jogo que iniciou o fenômeno de RPG. Realizado pela primeira vez em Lake Geneva, Wisconsin, o local da convenção viajou para vários locais em Wisconsin entre 1972 e 1984, até se estabelecer em Milwaukee, Wisconsin, em 1985.


Outras convenções Gen Con foram realizadas esporadicamente em vários locais dos Estados Unidos. A partir de 1990, as convenções da Gen Con também foram realizadas em vários locais da Europa, bem como na Austrália (como Gen Con Oz) de 2008-2010.


A Gen Con se tornou propriedade da TSR, a empresa de jogos co-fundada por Gygax, em 1976. Em 1997 a TSR (junto com a Gen Con) foram adquiridos pela Wizards of the Coast, que foi posteriormente adquirida pela Hasbro.


A Hasbro vendeu a Gen Con para o fundador e ex-CEO da Wizards of the Coast, Peter Adkison, em 2002. Em um movimento que havia sido planejado antes da compra por Adkison, a convenção se mudou para sua atual casa em Indianapolis, Indiana.


O nome Gen Con é uma derivação de "Convenção de Genebra", dado a sua origem em Lake Geneva. Como as "Convenções de Genebra" é o nome de um conjunto de importantes tratados internacionais em matéria de guerra, o nome Gen Con foi utilizado porque suas primeiras edições eram focadas em jogos de guerra.


A convenção mudou-se para Indianápolis em 2003. A Gen Com Indy é responsável pelo maior fluxo de turistas de qualquer outra convenção anual em Indianapolis.


Em 2008, a Gen Con pediu falência devido a um processo comandado pela LucasFilm. As convenções foram realizadas normalmente, apesar do pedido de falência. Em 2009, a situação foi regularizada.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...