terça-feira, 8 de maio de 2012

Análise: 1st & Goal

O Futebol Americano ainda não é um esporte totalmente conhecido no Brasil. Sua legião de fãs vem aumentando gradativamente e a maioria dos brasileiros não entende suas regras.


É um esporte estratégico, onde cada biótipo de jogador se encarrega de uma função dentro da equipe. A força conjunta é mais valiosa do que o talento individual (tudo bem que em certas situações este talento nos mostra lances incríveis).



Existem sites especializados em explicar as regras e difundir este esporte, como o excelente 10 Jardas do J.P. e o blog do Everaldo Marques . As partidas são transmitidas ao vivo com a ótima narração de Everaldo Marques e os comentários recheados de humor de Paulo Antunes na ESPN.


Como uma forma de homenagear este esporte, adquiri recentemente o jogo 1st & Goal da R&R Games. Basicamente, é um jogo de dados que simula uma partida de Futebol Americano.


Os componentes são excelentes, principalmente o tabuleiro que representa o estádio e as peças magnetizadas da bola e da marcação do down (quantidade de jardas para uma nova primeira descida).


Existe um baralho de jogadas ofensivas e outro baralho de jogadas defensivas. Os jogadores escolhem secretamente qual jogada irá efetuar e mostram as cartas ao mesmo tempo. Se o jogador da defesa montou a jogada certa contra o ataque, é mais chance do time ofensivo perder jardas.


Todas as jogadas estão presentes, como corridas e lançamentos, assim como todas as jogadas dos times especiais (punt, field goal, kickoff, onside kick, etc).


Os 6 dados coloridos representam números de jardas diferentes em cada um deles. Existem 3 dados para jogadas corridas, onde a conquista das jardas não é alta e 3 dados para jogadas de lançamento.


O dado da cor preta sempre é lançado pela Defesa e pode ou não tirar jardas dos dados coloridos.


Além destes dados, em toda jogada é lançado um dado de evento, onde pode acontecer turnovers (fumbles ou interceptações), sacks e potenciais penalidades.
Todas as regras estão ali, para os admiradores do Futebol Americano. O jogo foca na escolha das cartas de jogadas e no lançamento dos dados. Não há destaque para jogadores individuais e não há nenhuma menção das posições do tipo Quarterback, Running Back, Wide Receiver, Linebacker e todas as outras.


Ótimos componentes, duração de 1 hora e meia, vários detalhes de regras representando todas jogadas do esporte e mecânica fácil.
A parte mais difícil é contar as jardas principalmente em Punts (onde a bola percorre mais do que 35 jardas). Um pouco de prática e costume com a marcação do campo irá ajudar conforme as jogatinas.


Não é recomendado para jogadores que não são acostumados a assistir aos jogos da NFL, pois 1st & Goal é um simulador do esporte. Para se aproveitar tudo que o jogo oferece é necessário conhecer pelo menos as regras básicas.
Ótimo jogo para quem conhece e acompanha o Futebol Americano, com componentes de excelente qualidade e expansões que acrescentam times fantasia com diferentes habilidades.

Experimentei o jogo contra a Alexia e jogamos somente meio período (o jogo possui 2 períodos, não há divisão em quartos de tempo). Fiz somente 1 touchdown e ganhei o jogo por 7 a 0. Como ela não conhece as regras do Futebol Americano sentiu dificuldades em planejar suas jogadas.



1st & Goal
Nota
 Jogabilidade
8
 Ambientação
10
 Tabuleiro
8
 Componentes
9
 Diversão
8
 Nota Redomanet
8,60

2 comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...