segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

Advanced Squad Leader

Advanced Squad Leader (ASL) é um jogo de guerra em nível tático, originalmente comercializado pela Avalon Hill Games, que simula ações de companhias ou batalhões na Segunda Guerra Mundial.


ASL é um sistema de jogo detalhado para dois ou mais jogadores (também é possível jogar no modo solitário). Os componentes incluem o Livro de Regras ASL e vários jogos chamados de módulos. Módulos ASL fornecem o equipamento padrão para jogar ASL, incluindo mapas e contadores.


Os mapas são divididos em hexágonos para regular o ataque e o movimento, e retratam terreno genérico que pode representar diferentes locais históricos. Os contadores são peças de papelão que retratam pelotões de soldados, equipes, líderes individuais, armas de apoio, armas pesadas e veículos.


O Livro de Regras ASL foi revolucionário no seu design. Com base em manuais militares de campo, o livro de regras foi codificado por cores na parte superior da página, com divisores de seção brilhantemente coloridos com diagramas associados a esse capítulo.


O jogo foi publicado pela primeira vez pela Avalon Hill em 1985 e sua segunda edição foi publicada pela Multi-Man Publishing em 2001.


Talvez o elemento mais incomum do ASL é na utilização dos dados. O jogo utiliza dois dados e tanto a soma dos valores quanto a cor dos dados gera eventos aleatórios diversos.


A tremenda força no sistema ASL é a sua flexibilidade. As situações mais táticas da história da Segunda Guerra Mundial podem ser recriadas usando os componentes do sistema de jogo. No entanto, regras especiais, mapas ou sobreposições de mapas podem ser necessários, a fim de retratar adequadamente essas situações.

Dependências dos módulos
Os módulos de ASL geralmente têm dependências em um ou mais módulo anterior. Poucos módulos podem ser reproduzidos de forma isolada.


Em 2004, no reconhecimento de que os recém-chegados ao hobby ASL teria dificuldade em aprender 200 páginas de regras rapidamente, felizmente os Starter Kits foram introduzidos.



Junto com novos mapas semi-montados, esses kits permitiam que recém-chegados ao ASL entrassem no jogo com um mínimo de leitura.


O starter kit vem com um pequeno panfleto descrevendo apenas o mínimo de regras necessárias para o jogo. Cada kit enfoca um aspecto particular do ASL.


Um comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...