O amigo Mário Lúcio de Belo Horizonte, Minas Gerais, nos conta como está sendo o projeto Oficina de Jogos de Tabuleiro na Escola Municipal Professor Pedro Guerra.
1 - Redomanet: De onde surgiu a ideia de montar uma Oficina de Jogos de Tabuleiro?
Mário: A base foi na própria Escola, através da Diretoria, Silvio e Beth e foi implementada graças ao esforço do Coordenador Stênio Vidal (integrante do Clube do Um). Faz parte do Projeto Escola Integrada, da Prefeitura de Belo Horizonte, que disponibiliza espaço e materiais necessários a realização de diversas oficinas. Neste Projeto os alunos estudam em um turno e no outro frequentam as Oficinas, evitando a ociosidade e tirando-os da rua e de más influências. Pelo que pesquisamos na cidade é a primeira oficina voltada mais para jogos modernos, procurando sair da linha de jogos de trilha e trívias comumente utilizados. O Stênio então me convidou para participar do Projeto e naturalmente o interesse foi imediato. A Diretoria apoia com grande entusiasmo a Oficina e está procurando ajudar de todas as formas para que ela seja um sucesso e possa evoluir. Temos também o envolvimento imprescindível de funcionários e professores o que facilita e reforça muito nossos trabalhos.
2 - Redomanet: E como foi apresentar a ideia para a escola? Qual escola aderiu a esta oficina?
Mário: O Projeto é realizado na Escola Municipal Professor Pedro Guerra, no Bairro Mantiqueira em Belo Horizonte. Como dito acima, a própria Escola idealizou a Oficina e incentivou a sua criação. A Diretoria é muito atuante e está constantemente envolvida em implementar trabalhos que visem a melhoria da qualidade de vida de toda a comunidade.
3 – Redomanet: Como está a organização desta Oficina? Fale um pouco sobre planos futuros e metas.
Mário: Começamos mesmo da estaca zero. Estou nestes primeiros momentos utilizando meus próprios jogos. Pretendemos a partir de agora montar uma Ludoteca de bom nível na Escola, através de aquisição de produtos e doações, tanto da comunidade quanto de empresas produtoras e outros que desejem colaborar. O que pretendo é trabalhar 3 grupos de jogos: antigos (Mancala e jogos do gênero); Clássicos (tanto os antigos e mais comuns como Gamão e Dominó como os mais utilizados no mercado nacional); e Modernos (tanto nacionais quanto importados: Robin Hood, Dixit, Carcassone, Descobridores de Catan e muitos outros). A ideia é que a Ludoteca possa suprir o desejo dos usuários ao disponibilizar jogos dos mais variados estilos. Outra pretensão que temos é que os participantes da Oficina possam fazer seus próprios jogos. Além de jogos fáceis de produzir como a Mancala, por exemplo, estamos trabalhando muito para catalogar e separar jogos "print-and-play" que possam ser utilizados. Aliado a tudo isto está o fator educacional. Sempre que um jogo é apresentado aproveito para passar aos alunos informações sobre o jogo ou sobre algum aspecto que possa ser trabalhado. Assim, o jogo de Mancala foi apresentado a eles juntamente com um informativo sobre a história do jogo, explicando suas origens, os lugares onde é mais praticado e várias outras informações. Com isso esperamos obter sempre uma ampla abertura para debates, procurando sempre adequar a experiência lúdica que eles tiveram à realidade. E estaremos sempre promovendo torneios e campeonatos com os participantes. Estamos estudando parcerias com fornecedoras de jogos para recebermos exemplares. Assim poderemos repassar as experiências obtidas de forma bem concreta e no futuro, caso o Projeto atinja toda a Rede Municipal, pode existir um bom retorno para as empresas patrocinadoras.
4 – Redomanet: Conte um pouco como foi a reação dos alunos e quais jogos eles gostaram.
Mário: Até o momento o que fez mais sucesso foi o Robin Hood. A garotada adorou a parte de blefar e tentar negociar com o Xerife. Este jogo possui esta característica de interação que traz muito proveito, faz com que os alunos desenvolvam suas capacidades de argumentação. Outra característica importante é que ele pode ser muito bem aproveitado quando se faz um debate pós-jogo. Então os temas como honestidade, vantagem, legal e ilegal, são discutidos por todos e conseguimos passar aos alunos muitos conceitos importantes de uma forma bem divertida. Dixit e Carcassone também fizeram sucesso, além da Mancala.
5 – Redomanet: O que as outras escolas da região que gostarem desta ideia devem fazer para implantar uma Oficina de Jogos de Tabuleiro?
Mário: Em minha pesquisa inicial concluí que uma das maiores dificuldades é a formação de uma Ludoteca atraente e que atenda tanto do ponto de vista educativo quanto de entretenimento. Com esta primeira Oficina, esperamos colher dados suficientes para que possamos elaborar uma Ludoteca funcional, que atenda aos objetivos pretendidos, com os recursos disponíveis. Se obtivermos sucesso nesta questão então poderemos partir para o próximo passo. O que pretendemos de uma forma mais ampla é transformar esta Oficina em uma referência no setor educacional da cidade. Alcançado este objetivo certamente obteremos apoio para começar a multiplicar o projeto e implantá-lo em outras unidades, treinando monitores e professores e repassando as experiências que teremos nesta fase inicial e quem sabe implantá-lo em todas as Escolas da Rede.
6 – Redomanet: Existe um cadastro ou inscrição para outros voluntários que gostariam de participar deste projeto?
Mário: O Projeto Escola Integrada trabalha atualmente com centenas de monitores nas mais diversas áreas, através de parceria com a AMAS (Associação Municipal de Assistência Social) e diversas outras entidades que apoiam as iniciativas. No momento as inscrições estão fechadas pela proximidade das Eleições, mas após o período legal acreditamos que sejam realizadas novas contratações. Em nossa Escola temos, além da Oficina de Jogos de Tabuleiro, as Oficinas de Xadrez, Capoeira, Bombeiro Mirim, Esportes e Informática. Não conseguimos preencher as vagas para música, teatro e artes, mas seguramente são áreas que pretendemos implementar no próximo ano, oferecendo ainda mais opções e atrativos para que os estudantes frequentem as Oficinas.
Para as editoras de jogos que desejam participar deste projeto em Belo Horizonte, entrar em contato com o Mário Lúcio pelo Facebook: http://www.facebook.com/mariolucio.zico
Obrigado Mário pela entrevista e conte sempre conosco para divulgação de seu trabalho.
Valeu!!!
Link para o blog da Escola Municipal Professor Pedro Guerra:
Em Agosto de 2011, a Escola Municipal Professor Pedro Guerra foi homenageada na Câmara Municipal de Belo Horizonte pelos serviços prestados à comunidade, no aniversário de seus 30 anos.
Muito bom, parabéns a grande iniciativa do Mário e ao Ricardo pela entrevista e principalmente o ótimo blog que mantem no ar.
ResponderExcluirParabéns, tenho feito um trabalho semelhante com meus alunos de 8ª série, nas aulas de história... percebi, que com a adição de jogos nas explicações os alunos conseguiram compreender melhor as situações de aprendizagem...Mas, uma oficina é uma grande sacada...Quando voltar das férias, quero sugerir esta ideia aos outros professores....
ResponderExcluirParabéns ao blog por trazer a tona essas maravilhosas novidades e disponibilizar esse espaço para divulgação e reconhecimento dos projetos...
ResponderExcluirE parabéns ao Mário pelo projeto em si...essa sempre foi uma vontade aqui no GamersPoA, mas daí a sair do papel são outros quinhentos e vcs mostraram que é possível e que é emocinante e recompensador, obrigado pelo exemplo...
Um grande e forte abraços
Muito legal a iniciativa do Mario Lúcio, vou encaminhar o link da entrevista para um grande amigo que é professor de História em Pedro Osório RS pra ver o que ele acha, derrepente eu posso dar uma força pra sair algo parecido por lá.
ResponderExcluirParabéns mais uma vez ao Mario Lúcio pela iniciativa e para o Ricardo pela qualidade do blog e por ser tão atuante no meio lúdico.
Abraços.