sábado, 10 de dezembro de 2011

Análise: Le Havre

O que posso dizer deste excelente jogo em uma única palavra??? Tensão!!!

Joguei contra o Wagner (Funbox) uma partida tensa de Le Havre. Outro jogo muito bem conceituado nos rankings mundiais que leva a administração de recursos a outros níveis.

A vitória fica com o jogador que acumular maior quantidade de moedas. Cada um assume o papel de comerciantes no porto de Le Havre.
Você precisa administrar a construção de navios, a compra de matéria-prima, a venda de produtos manufaturados, o pagamento de empréstimo ao banco e o mais terrível: o pagamento de comida ao final de cada rodada.

E a cada rodada o custo de comida vai ficando maior, fazendo com que os jogadores  fiquem fazendo contas e tomando decisões já no começo da rodada. Cada rodada possui 8 turnos.
Em todo momento, eu ou o Wagner exclamava: “Cara... que jogo tenso!”. Você está sempre sobre pressão, e não há nenhum momento de calmaria no jogo, onde você simplesmente passa a administrar sem problemas.

 
Os componentes são de ótima qualidade, o tabuleiro é bonito e já na primeira rodada você frita o cérebro para conseguir seu planejamento.

A explicação das regras é feita em meia hora e o jogo durou mais do que 1 hora. Não sei dizer sobre a duração porque fiquei bastante concentrado e perdi a noção do tempo. Perder a noção do tempo é um efeito termômetro que diz se o jogo é bom ou não.
 

No fim o Wagner ganhou com uma boa vantagem e eu gostei bastante do Le Havre. É um exercício mental que se equipara com o exercício físico de um rola de jiu-jitsu... Bom para não deixar atrofiar a massa cinzenta...rs.



Jogo hardcore no estilo europeu, ele exige bastante concentração dos jogadores. Gostei muito e se tornou um de meus preferidos neste estilo de administração de recursos.

Le Havre
Nota
 Jogabilidade
10
 Ambientação
8
 Tabuleiro
8
 Componentes
9
 Diversão
10
 Nota Redomanet
9,00

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...