quinta-feira, 15 de dezembro de 2011

Análise: Quarriors!

No JogaSampa que aconteceu na Ludus Luderia, tive a oportunidade de jogar este título lançado em 2011 e já tão popular nas mesas ao redor do mundo.
Dados brancos de mana e dados marrons de criatura.
Quarriors! conta com um sistema inovador de montagem de seu próprio conjunto de dados. O jogo segue o mesmo estilo de criaturas, feitiços e controle de mana para baixar que outros jogos de cards, mas ao invés de cartas utiliza os dados.
Cada jogador possui um saco onde guarda seus dados  e retira 6 dados para rolar em cada rodada. Ganha o jogo aquele que chegar a pontos de vitória determinado pela quantidade de jogadores.

Os dados são coloridos de acordo com a criatura ou feitiço que representam.  Conforme você compra um feitiço ou criatura pega 1 dado da cor dela. Estas criaturas ou feitiços são representados por cartas que ficam no centro da mesa e descrevem a habilidade de cada face do dado.

A compra de criaturas ou feitiços é feita com a rolagem de dados que possuem a face de mana. O jogador verifica quantas faces com o símbolo de mana caiu na rolagem dos 6 dados, sumariza e verifica no centro da mesa qual o dado que pode comprar com esta mana que rolou.

Para baixar criaturas e feitiços há necessidade de ter rolado junto uma quantidade de mana suficiente para conjurar os dados equivalentes.

Esta mecânica é interessante porque hoje já está tão utilizado o sistema de montagem de decks durante o jogo que o Quarrios fez a mesma coisa utilizando dados. Você monta o seu pool de dados, adicionando mais mana, criaturas ou feitiços.

As regras são fáceis e a partida tem a duração média de 30 minutos. O Ronaldo ganhou a partida que fizemos no JogaSampa com uma diferença de pontos disparada. Eu e o Caio nem chegamos a pontuar... Bem, para quem não ganha nem linha no bingo como eu, depender tanto de sorte assim é querer demais.

E é exatamente este o ponto que mais chama a atenção no Quarriors. O jogo é totalmente focado em lançamento de dados, e o fator sorte é predominante para ganhar uma partida.

Indico para jogadores iniciantes e aqueles viciados em rolagem de dados. Sabe aqueles jogadores que não conseguem parar de rolar dados, mesmo que não seja sua vez? Este jogo foi feito para eles!


Quarriors!
Nota
 Jogabilidade
8
 Ambientação
4
 Tabuleiro
N/A
 Componentes
7
 Diversão
8
 Nota Redomanet
6,75


Ótimo jogo também para aqueles que levam sempre um dado D20 no bolso, independente onde esteja... até mesmo na praia!!! Conheço alguns também... rs

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...