sexta-feira, 9 de dezembro de 2011

Análise: Basari

Joguei este título na Ludus Luderia, na noite intitulada Euroliga (toda quarta-feira a partir das 18:00 horas a Ludus abre suas portas somente para tabuleiros modernos do estilo europeu). Fui com o convite do Paulo Santoro e acabei encontrando um ambiente agradável, onde vários grupos de jogadores formam mesas somente com jogos importados.

Enquanto esperava ele terminar um jogo com outro grupo, entrei em uma partida de Basari com outras 3 pessoas que conheci na hora. O jogo tem uma mecânica fortemente baseada na negociação.

Os jogadores precisam dar 3 voltas no tabuleiro com seus peões, recolhendo pedras preciosas (o jogo ambienta o Oriente Médio com as riquezas do sultão), fazendo pontos de acordo com a casa que cair ou lançando novamente o dado para ser o primeiro a terminar a volta.

Ganha o jogo aquele que conseguir maior número de pontos no final do jogo.
No turno, todos escolhem secretamente uma de 3 ações disponíveis e revelam ao mesmo tempo. Se duas pessoas escolheram a mesma ação, acontece a fase de negociação, onde um jogador oferece pedras preciosas em seu poder ao outro jogador.

Cada cor de pedra possui um valor diferente, determinada em uma tabela exposta no tabuleiro. É legal fazer sua estratégia de acordo com as pedras preciosas do outro jogador. No final de cada volta, ganha pontos os jogadores que possuírem o maior número de pedras por cor.

Achei um jogo leve com mecânica simples, para jogadores que gostam de negociação e muita interação entre si.



Basari
Nota
 Jogabilidade
8
 Ambientação
5
 Tabuleiro
5
 Componentes
7
 Diversão
8
 Nota Redomanet
6,60

Um comentário:

  1. Eu estava entre esses jogadores. Foi a segunda vez em que joguei, e repito a dose várias vezes.
    A negociação é interessante por seus 4 elementos e o fato de ter sempre q abrir mão de algo para conseguir uma boa jogada. Além de cada um ter que tentar prever a jogada do outro.
    Nessa partida em especial as negociações foram bem quentes, bem interessantes.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...