terça-feira, 13 de dezembro de 2011

Livro: Trilogia A Busca do Graal

Foi o primeiro romance que li do autor Bernard Cornwell e gostei bastante. E dizem que esta trilogia não é a melhor dele. Seu estilo de mostrar a Idade Média real, sem cavaleiros reluzentes, mas guerreiros com piolho nas barbas é um tapa na cara.
A narrativa das batalhas medievais é seu forte, transportando o leitor até os campos europeus, bem no meio da ação.
Nesta trilogia, gostei muito do primeiro volume, O Arqueiro, que descreve com detalhes incríveis o uso do arco longo pelos ingleses. O segundo volume é o mais fraco e volta a ficar interessante no terceiro.
Recomendo a todos aqueles que curtem capa e espada, lembrando que aqui não há nada de fantasia (elfos e anões) e sim a descrição real de um período histórico que encanta todos os jogadores de RPG até hoje.


Livro 1: O Arqueiro


Sinopse:
Aos 18 anos apenas, Thomas vê o pai morrer em seus braços após um ataque-surpresa à aldeia de Hookton. Um lugar simples que escondia um grande segredo: a lança usada por São Jorge para matar o dragão, uma das maiores relíquias da cristandade. Em busca de vingança contra um homem conhecido apenas como Arlequim, o rapaz, um arqueiro habilidoso, se junta ao exército inglês em campanha na França, onde se envolve em batalhas e aventuras que, sem perceber, lançam-no na busca do lendário Santo Graal. Com este romance, o autor usa o cenário da Guerra dos Cem Anos para dar início a uma saga empolgante.
Livro 2 - O Andarilho

Sinopse:
Neste novo romance, a aventura começa em 1346. Os ingleses invadiram a França e os escoceses a Inglaterra. São tempos incertos e obscuros, e o primeiro que encontrasse o Santo Graal - uma espécie de tesouro guardado por anjos e procurado por demônios - seria considerado vitorioso.
Thomas de Hookham, jovem arqueiro inglês, que aos 18 anos viu o pai morrer em seus braços após um ataque de surpresa, deixa a França, seguindo para as Ilhas Britânicas em busca do cálice e do assassino de seu progenitor. Filho bastardo do homem que dizem ter chegado mais perto que qualquer outro do cálice, Thomas tem uma grande e secreta vantagem sobre todos. Um diário escrito em latim, hebraico e grego - uma espécie de código - deixado por seu pai, que parece conter informações sobre o esconderijo do tesouro.
Mas o destino parece desafiar o jovem arqueiro. Bernard de Taillebourg, inquisidor francês, está à caça de Thomas - e do precioso diário de seu pai. Para completar, por trás de Bernard está alguém ainda pior, o calculista Cardeal Bessières, que almeja o mais poderoso e supremo dos cargos, o papado, algo que só o Graal poderia garantir. Para isso, ele seria capaz de absolutamente tudo. Em sua busca desesperada, ele parece contar com o apoio de outros personagens de caráter duvidoso como o fanático Lorde de Roncelets e o lisonjeiro Conde de Coutances. Mas até quando? Até onde o poder do cálice pode corromper, destruir ou construir alianças? Por outro lado, o leal e determinado Thomas contará com o apoio do nobre inglês Lorde Outhwaite e do esgrimista escocês Robbie Douglas, na sua jornada.
O ANDARILHO é um romance espetacular, conduzido de forma hábil e envolvente por Bernard Cornwell. Guerra, tortura, amor, luxúria e perdas - uma saga histórica que apresenta os elementos que consagraram o autor. Uma fábula sobre nobreza e heroísmo que encanta do início ao fim.
Livro 3 - O Herege

Sinopse:
Depois de participar do cerco de Calais, o arqueiro inglês Thomas de Hookton reúne um grupo de homens e viaja para o interior da França. Pretende tomar uma fortificação na Gasconha, perto da Astarac de seus antepassados, e assim chamar a atenção de seu primo Guy Vexille, o assassino de seu pai que, como Thomas, também segue a trilha do Santo Graal. Durante a jornada, deixa um rastro de aldeias saqueadas e, em uma delas, salva da fogueira uma jovem acusada de feitiçaria. Uma mulher que faz com que Thomas perca o controle sobre parte de seus guerreiros, ameaçados o sucesso da missão mais importante de sua vida: encontrar maior relíquia de toda a Cristandade.


Sobre o autor:
Berndard Cornwell - nasceu em Londres e foi criado em Essex, apesar de morar nos Estados Unidos desde 1979, quando se casou e desistiu de uma carreira como produtor de TV para se tornar escritor. É autor da série Sharpe, de enorme sucesso, passada durante a Guerra Peninsular, e que foi adaptada para a televisão, tendo Sean Bean no papel principal. Cornwell reteve o senso de fina ironia britânico, coleciona mapas e gosta de pesquisar sobre conflitos famosos visitando os campo de batalha.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...