segunda-feira, 21 de novembro de 2011

Análise: 7 Wonders

Estava maluco para jogar o 7 Wonders devido aos comentários positivos que este jogo recebe nos sites especializados.

Cada jogador recebe o tabuleiro de 1 das 7 maravilhas do mundo antigo (Pirâmide de Quéops, Jardins Suspensos da Babilônia, Estátua de Zeus em Olímpia, Templo de Ártemis em Éfeso, Mausoléu de Halicarnasso, Colosso de Rodes e Farol de Alexandria).
Através de uma mecânica bem legal de escolha das cartas, os jogadores vão investindo em recursos, construção da sua Maravilha, edifícios de ciência, comércio e militar. O jogo possui 3 Eras.

Existe 1 deck para cada Era. No início de cada Era, os jogadores recebem 7 cartas. Ele escolhe 1 carta (pagando seu preço quando for solicitado) e passa as restantes para o jogador à esquerda. Na outra rodada, pega as cartas que recebeu do jogador à direita e escolhe 1, dando o restante novamente para seu vizinho da esquerda.

Desta forma o jogo vai correndo, até que não sobre cartas na mão dos jogadores. Legal é que na segunda Era a passagem de cartas gira no sentido anti-horário, ou seja, o jogador escolhe 1 carta, entrega o restante para seu vizinho da direita e recebe as cartas do vizinho da esquerda.

Durante todo o jogo, você não pode olhar somente para seu tabuleiro. As cartas baixadas pelos seus vizinhos são extremamente importantes, tanto para você ganhar pontos quanto para impedir que cartas valiosas cheguem às mãos deles.
No final de cada Era, os jogadores comparam seu poderio militar com seus vizinhos, concedendo pontos em cada vitória ou recebendo 1 ponto negativo nas derrotas.
Após todas as cartas das três Eras acabarem, o jogador com o maior número de pontos é o vencedor.

Jogo rápido, regras explicadas em 20 minutos, todas as cartas representadas com símbolos (o que facilita quando os textos estão em inglês), divertido e muito dinâmico.



7 Wonders
Nota
 Jogabilidade
10
 Ambientação
8
 Tabuleiro
8
 Componentes
8
 Diversão
10
 Nota Redomanet
8,80

Um comentário:

  1. Jogo muito bom e divertido. Ainda não joguei com a expansão mas parece que ela deixa ainda melhor.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...