sexta-feira, 4 de novembro de 2011

Análise: Conquest of the Empire - Classic

War Game que se passa na época do Império Romano. O Caesar morreu e o herdeiro fugiu da responsabilidade, se escondendo em alguma terra remota. Os militares iniciam então uma batalha para ver quem assume a posição de Imperador. E cada jogador representa um destes generais.

Quem olha a caixa deste jogo não imagina o tamanho do tabuleiro. É o maior que já joguei, chega a impressionar. Demanda muito espaço e ambienta a grandeza do tema.



Cada jogador possui as seguintes unidades (miniaturas muito bem feitas): Infantaria, Cavalaria, Galeão e Catapulta. Além disso, há 4 Generais e 1 Caesar.


O jogo vem com dois manuais. Um deles contendo as regras Clássicas e o outro trazendo regras mais complexas, chamado de Conquest of the Empire II.

Para a primeira partida estavam eu, Alexia, Jefferson e Joca. Jogamos com as regras Clássicas.


Eu comecei na Hispania, o Jefferson na Macedonia, o Joca na Mesopotamia e a Alexia na Numidia. Seguimos o setup do jogo e a passagem das regras de forma rápida: 15 minutos para explicação.

Gostei bastante da amarração no movimento das unidades, obrigando ter um General ou o Caesar para isso. Quanto mais territórios possuir, mais pontos de Influência  e mais moedas por tributos.


O combate é bem simples, com jogada de dados. O fator sorte tem um peso alto no combate porém é a estratégia de movimentos de sua legião que leva à vitória.
Estradas ligando as cidades
Achei bem legal o esquema de Inflação. Quando um jogador atinge determinado ponto de Influência, todos os preços de unidades dobram e depois triplicam. Esta opção garante um jogo mais interessante e que muda o ritmo das jogadas no meio da partida.


Os jogadores também podem construir cidades (para aumentar sua Influência), Fortalezas (para aumentar sua Defesa) e Estradas (para movimentação de legiões mais rápida).

O Jefferson ganhou a partida, exercendo verdadeiro domínio em toda a parte central do tabuleiro.

Ótimo jogo de guerra, perfeito para quem adora batalhas, estratégias de conquista e visual magnífico. E para quem possui um espaço considerável na hora de montar o tabuleiro.


Conquest of the Empire - Classic
Nota
 Jogabilidade
9
 Ambientação
9
 Tabuleiro
10
 Componentes
9
 Diversão
8
 Nota Redomanet
9,00

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...