domingo, 27 de novembro de 2011

Análise: World of Warcraft Boardgame

World of Warcraft Boardgame impressiona pelo tamanho de sua caixa e perfeição de seus componentes, principalmente as miniaturas de criaturas que habitam este mundo de fantasia. Por ser um jogo da FFG sempre podemos esperar esta qualidade.

Manual extenso, regras complexas com muitos detalhes, diferentes habilidades para cada combinação de raça e classe. Mesmo com todos estes níveis de detalhe, explicar para outros jogadores antes do jogo na mesa é mais fácil.

Para a primeira partida, joguei contra a Alexia. O jogo é dividido em duas facções: Aliança (Humanos, Elfos e Anões) e Horda (Orcs, Minotauros e Lichs). Comporta até 6 jogadores, sempre divididos em 2 equipes. Seria time contra time.


Para quem gosta de RPG é um prato cheio, e consegue recriar toda a experiência do MMORPG online World of Warcraft. Desde a escolha das raças, classes, evolução do personagem por ganho de pontos de experiência, até a escolha de habilidades, talentos, itens e poderes.

Há duas formas de ganhar o jogo. A primeira é derrotar o Overload (há 3 opções para escolher no início da partida). A facção que enfrentar o Overload e derrotá-lo automaticamente ganha o jogo. A segunda é passar todos os 30 turnos e ninguém conseguir derrotar o Overload. É realizado um combate de grupo entre as facções para determinar a equipe vencedora do jogo.

Achei o sistema de combate diferente de tudo que já vi antes. E gostei. Ele consegue passar a impressão de uma luta com uso de habilidades e talentos. Difícil é entender lendo o manual. Depois que uma pessoa aprende fica mais fácil em explicar para o restante.

A parte de evolução do personagem é muito legal e lembra bastante o RPG de mesa (D20 por exemplo).


Cada personagem tem o direito de realizar 2 ações, dentre as 5 disponíveis: Descansar, Cidade, Movimento, Combate e Treinamento.


A grande desvantagem do jogo é a espera entre suas jogadas. Uma vez que realizou 2 ações, irá demorar bastante para jogar novamente. Isto torna o jogo bem cansativo, além de que uma partida leva horas e horas para acabar.

Não é como o Twilight Imperium, por exemplo, que apesar da duração de uma partida, os jogadores estão em constante interação. No World of Warcraft você faz sua ação, levanta para ir ao banheiro, come alguma coisa, bebe 1 coca e quando voltar ainda faltará bastante para jogar novamente.


A Alexia não conseguiu terminar o jogo, sentindo cansaço após 7 turnos... Foram 2 horas de jogo.

Indico para jogadores hardcore fãs de RPG e de MMO. Eu topo encarar mais mesas com este jogo e um grupo maior de aventureiros. Só que deve ser um grupo acostumado em passar horas na mesa e conseguir manter um alto grau de concentração durante todo o jogo.


World of Warcraft - Board Game
Nota
 Jogabilidade
7
 Ambientação
10
 Tabuleiro
9
 Componentes
10
 Diversão
7
 Nota Redomanet
8,60

Um comentário:

  1. Taí um jogo que eu gostaria muito de experimentar!

    Se algum dia eu tiver a oprtunidade eu vou precisar é de pessoas para jogar tb.

    Bom, keep up the good work here!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...