sábado, 8 de outubro de 2011

Twilight Imperium: Tradução de Cartas

O Twilight Imperium é um jogão daqueles que dá vontade de sempre colocar à mesa. Só que ele é pesado e isto assusta jogadores não acostumados com jogos modernos.
Para facilitar o acesso dos jogadores de nível intermediário (jogadores casuais e novatos podem achar muito difícil) e poder finalmente incluir minha filha na jogatina, fiz a tradução de TODAS as cartas do jogo. Ufa! Deu trabalho!




Habilidades Raciais traduzidas
As cartas de Tecnologia, Objetivos Públicos e Secretos, Tecnologia Racial, Habilidades Especiais das Raças, cartas de Ação, cartas de Política foram todas traduzidas. Claro que algumas eu peguei já pronto da Internet, utilizando principalmente como fonte o material disponibilizado no site Ilha do Tabuleiro. Para as Cartas de Ação e Cartas Políticas coloquei a mão na massa.

Cartas de Objetivo Traduzidas

No primeiro jogo, já comentado neste blog, todos os jogadores receberam planilhas impressas para consulta da tradução das cartas. Ajudou mas é muita informação e isto atrasa o jogo eles precisarem desviar o foco e procurar nas páginas impressas a informação em português.

Cartas de Tecnologias Traduzidas

Pois bem, para tornar o jogo mais dinâmico resolvi imprimir a tradução das cartas e colocar junto com os Shields. Assim qualquer jogador que puxar uma Carta de Ação, ela já estará em português. Maravilha!

Cartas de Ação Traduzidas



Minha filha já olhou e comentou que agora encara!

Claro que alguns termos em inglês eu adaptei. Exemplo: a tecnologia Dacxive Animators. Ela diz o seguinte: “Se ganhar uma Invasão Terrestre, role 1 dado para cada unidade de Infantaria destruída (suas e do seu oponente). Para cada 6+, ganhe uma Infantaria neste planeta.” Esta habilidade nada mais é do que animar as tropas mortas no combate. Por isso chamei a tecnologia de Ressurreição. Quem ler o título já sabe mais ou menos para quê serve a carta. Melhor do que Animadores Dacxive.

Cartas de Política traduzidas

Agora eu fiz alterações na tradução por teimosia mesmo. Tipo War Sun, ao invés de Estrela de Guerra, ficou Estrela da Morte (foi como o grupo chamou esta unidade no nosso primeiro jogo... tudo fã de Star Wars).


Fluxo das fases



A organização em sacos plásticos também funcionou na hora de montar o setup no início do jogo. Dá mais trabalho para guardar, só que vale a pena. Cada saquinho possui os componentes de cada raça e o jogador não precisa separar no começo.

Componentes de raça que organizei separadamente em zips
As unidades plásticas (que são indiferentes à raça escolhida) também foram separadas e colocadas juntamente com as cartas de tecnologias.

Organização das unidades com cartas de tecnologia
Agora é só aguardar a próxima oportunidade de reunir um grupo e experimentar o jogo com esta facilidade.

2 comentários:

  1. Wow ... curti o post e o trabalho que vc fez, mas me diz uma coisa, como que eu faço para conseguir uma versão para impressão dessa tradução que vc fez?

    ResponderExcluir
  2. Aqui é o link para baixar o Fluxo do Turno:
    http://redomanet.blogspot.com/2011/09/regras-twilight-imperium.html

    Irei postar ainda esta semana link para baixar as cartas traduzidas.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...