sexta-feira, 14 de outubro de 2011

Jogatina: Twilight Imperium para 2 jogadores

Esta jogatina proporcionou dois experimentos no jogo Twilight Imperium: as cartas traduzidas e jogo customizado para 2 pessoas.

Setup da galáxia para 2 jogadores
Eu e o Jefferson decidimos encarar este épico de ficção científica e ficamos por volta de 5 horas nesta estratégia pesada.


Segue link com as regras customizadas que utilizamos para 2 pessoas:


A regra indica 3 tipos de duração baseada na quantidade de pontos de vitória. Jogamos com a duração média (8 pontos de vitória) e foram 5 horas...
Joguei com a Yin Brotherhood e o Jefferson ficou com o Barony of Letnev.


Na primeira vez que jogamos o Twilight Imperium foi em 7 pessoas e com as regras erradas. Agora utilizamos o fluxo do turno seguindo as regras corretas e posso falar: jogaço! Cada participante expande rápido e deve escolher o caminho que investirá (tecnológico, político, militar, comerciante, explorador).

Jefferson dominou Mecatol Rex

Fomos acompanhando o fluxo passo-a-passo, devagar e entendendo a mecânica.
A primeira consideração é sobre a tradução das cartas. O esquema que fiz em imprimir e deixar a tradução no próprio shield deixou o jogo muito mais dinâmico e fácil. Você precisa se preocupar somente na estratégia e esquecer o passo de tradução. Por mais que todo o grupo seja fluente em inglês, tem aquele pequeno delay de tradução e entender os termos que só existem no jogo.


A segunda consideração é sobre o jogo em 2 pessoas. Melhor jeito de pegar a mecânica do Twilight. Jogue em poucas pessoas. Aprendemos melhor a mecânica e facilita bastante para incrementar as variantes das expansões. Do Shattered Empire usamos somente algumas cartas de ação, todas as cartas políticas, todas as tecnologias adicionais e só. Aconselho não incluir demais variantes até o pessoal pegar o jeito.

Jefferson com frota de Dreadnought




Senti uma grande diferença entre as duas raças que já joguei. E muita diferença no tipo de estratégia entre a minha raça e a do Jefferson. Isso é bem legal. A rejogabilidade fica alta em experimentar os diversos tipos de raças disponíveis. Elas realmente possuem diferenças significativas (vantagens e desvantagens) em batalha espacial, combate terrestre, política, diplomacia, comércio, expansão, exploração, recursos e tecnologia.


A partida foi muito parelha e os dois chegaram aos 8 pontos de vitória. Acontece que minha iniciativa no turno estava melhor (confesso nem ter planejado... poderia ter sido qualquer um dos dois) e ganhei por chegar antes nos pontos para a vitória.


Valeu pelas batalhas, foi bem divertido e difícil. E com duas pessoas a guerra fica mais clara, não há alianças, não há comércio, pouca política e o poropopó vem cedo.

Tomei um coro! Apelo de frota
Mas atingi algumas naves...
Um de meus jogos preferidos, supriu todas as minhas expectativas ao comprá-lo. Não é um jogo para iniciantes nos jogos modernos, jogadores eventuais ou quem procura party/family games.


No fim as Estrelas da Morte fizeram a diferença para a Irmandade Yin
Estratégia pesadíssima, épico e recompensador. Preparar muita coca-cola, esquecer o relógio e entrar no conflito galáctico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...