segunda-feira, 3 de outubro de 2011

Análise: Robo Rally

O inventor de robôs saiu da fábrica e deixou suas criações sozinhas. Elas resolveram fazer uma corrida entre as engrenagens, buracos, esteiras e demais cacarecos.  Com direito a ataques de laser e muita confusão.

Este é o tema deste jogo superdivertido. Para a primeira partida estava eu, o Marcelo, a Alexia, Gabi (amiga da Alexia) e o Jefferson. Cada um controlou um robô e a corrida começou.

O objetivo do jogo é fazer com que seu robô passe por check points colocados no tabuleiro no início da partida. O primeiro que passar por todos eles ganha o jogo. No final, o Marcelo passou primeiro nos lugares determinados e ganhou a partida.


Existem vários cenários de fábrica, o que amplia e muito a longevidade do Robo Rally. Jogamos em um cenário para iniciantes só para testar.


A parte mais legal é a movimentação dos robôs. Existem cartas que dizem Mover 1, Mover 2, Virar Direita, Virar Esquerda, 1 para Trás, etc. Você precisa escolher 5 cartas das 10 que possui na mão e colocar em uma ordem de movimentos. Parece fácil, mas não é. Há tempo para isso. Uma ampulheta marca 30 segundos para os jogadores escolherem a movimentação. E se não conseguir baixar as 5 cartas no tempo, o jogador à esquerda escolhe aleatoriamente o movimento.
O pior é que os movimentos de Virar Direita e Virar Esquerda são do ponto de vista do robô, não seu. Várias vezes, os jogadores se enganam e o robô vira para o lado errado. E o resto do movimento leva-o para longe do objetivo ou para dentro de um buraco.
Cada robô possui 3 pontos de vida. Portanto, não caia em buracos ou para fora do tabuleiro. Ainda há os lasers que os robôs atiram automaticamente em outro que termine o movimento na sua frente.

Se o robô sofrer determinado número de danos, as movimentações vão travando. Exemplo: minha última movimentação do turno foi Virar Direita. Logo em seguida fui atingido por um raio laser e fiquei danificado a ponto de travar 1 carta. Na próxima rodada, ao invés de escolher 5 movimentos, escolho somente 4 cartas. A última carta está travada e meu último movimento será sempre Virar Direita.


Jogo muito divertido, com mecânica fácil de aprender. Muitas risadas garantidas durante a pressão da ampulheta e os movimentos malucos dos robôs que foram programados às pressas.



Robo Rally
Nota
 Jogabilidade
9
 Ambientação
8
 Tabuleiro
8
 Componentes
9
 Diversão
9
 Nota Redomanet
8,60

Um comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...