sexta-feira, 8 de junho de 2012

Análise: Lords of Waterdeep

Waterdeep, a Cidade dos Esplendores, é a maior cidade do mundo de fantasia de Forgotten Realms. Este cenário é baseado no RPG Dungeons & Dragons da Wizards of theCoast.


A empresa pegou o ambiente de Waterdeep, aplicou elementos de jogos europeus de administração de recursos e colocação de trabalhadores e lançou o jogo de tabuleiro Lords of Waterdeep.


O tabuleiro é bonito, claro e didático, possuindo locais específicos para cada baralho e funciona muito bem com símbolos que ajudam os jogadores.


A administração de recursos foi alterada para administração de aventureiros. Os cubos de madeira estão presentes, fazendo jus aos jogos europeus e representam guerreiros, magos, ladinos e clérigos. Bem bolado pela editora!


Os jogadores escolhem uma das Guildas de Waterdeep e o objetivo é conseguir a maior quantidade de pontos de vitória.



As Guildas são fiéis ao jogo de RPG e os fãs do cenário irão reconhecer os Harpistas, Cavaleiros do Escudo, Estrelas Prateadas entre outros. Só que as Guildas não fornecem habilidades especiais. São meramente figurativas e servem somente para separar as cores dos jogadores.


Os trabalhadores dos jogos europeus são substituídos por agentes que estão a serviço das Guildas. A mecânica de colocação dos agentes é bem amarrada, e o jogo fornece várias opções.


Existem cartas de objetivos que o jogador precisa cumprir enviando seus aventureiros contratados. Para contratar os aventureiros é necessário conseguir ouro.


O jogo inicia com 10 construções básicas e os agentes podem ser enviados para adquirir novas construções melhoradas, pagando seu custo em ouro. Estas construções ficam disponíveis para qualquer outro jogador que pagarem ao seu dono o direito de desfrutar da habilidade.


No início da partida é sorteado 1 carta de Lorde para cada jogador. Esta carta concede bônus no final do jogo para a quantidade de objetivos cumpridos de certos tipos. Os Lordes também são figuras conhecidas dos fãs de Forgotten Realms.


Este seria mais um jogo europeu comum se não fosse as Cartas de Intriga. Estas cartas são bem legais e fazem o diferencial na mecânica tão usada em outros jogos.


Elas podem ser jogadas nas docas de Waterdeep e concedem bônus ao jogador ou permitem sabotar o jogo dos rivais. Estas cartas possuem textos em inglês que não são difíceis e os símbolos existentes nelas ajudam na identificação da habilidade. Porém, há necessidade de uma tradução para os jogadores que não dominam a língua.


O jogo termina após 8 rodadas e passa aquela sensação de dúvida na hora de escolher onde enviar seus agentes. Tudo é bom, e não há agentes suficientes para cobrir todos os recursos que o jogo oferece.


O tempo de espera para jogar novamente é baixo. A duração da partida é de 60 minutos e oferece uma ótima diversão.



Lords of Waterdeep é um ótimo jogo no estilo europeu para fãs de RPG, jogadores experientes e novatos, que conseguirão assimilar suas regras facilmente. Funciona melhor com 4 ou 5 jogadores.


Lords Of Waterdeep
Nota
 Jogabilidade
9
 Ambientação
9
 Tabuleiro
9
 Componentes
8
 Diversão
8
 Nota Redomanet
8,60

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...