segunda-feira, 3 de setembro de 2012

Análise: Arkham Horror


Esta versão do jogo de tabuleiro Arkham Horror foi publicada pela Fantasy Flight Games em 2005. É um jogo de 1 até 8 jogadores (3 a 5 é o recomendado). O jogo é ambientado na cidade fictícia de Arkham, Massachusetts, criada por H.P. Lovecraft em seus escritos sobre os Mitos de Cthulhu.


Arkham Horror foi o meu primeiro jogo de tabuleiro moderno. Fiquei alucinado com os muitos componentes do jogo, sua temática de horror e sua alta rejobabilidade.


O jogo possui uma excelente qualidade no tabuleiro e componentes, arte caprichada e excelente manual de regras.


Em Arkham Horror, uma terrível e poderosa criatura tirada dos contos de Lovecraft está acordando, causando a abertura de diversos portais dimensionais por toda a cidade. Os jogadores devem trabalhar de forma cooperativa para fechar todos os portais antes que o Grande Ancião acorde. Se o Grande Ancião derrotar todos os jogadores, a cidade de Arkham será destruída.

 

Um Grande Ancião é escolhido no início da partida (no jogo base existem 8 fichas de Anciões). Cada Ancião possui habilidades diferentes e vantagens e desvantagens diversificadas.

 

Acho muito interessante o sistema de jogo que manipula o cenário no decorrer da partida. As cartas de mythos são executadas uma vez por rodada e através delas os portais aparecem, bem como outras ações e efeitos que alteram o jogo caoticamente.


Os combates entre os personagens e os monstros são resolvidos com rolagem de dados em um sistema simples e de fácil assimilação.

 

Para enfrentar um monstro pelo tabuleiro, os investigadores precisam testar sua vontade contra a visão da criatura, para não perder sua sanidade. Este conceito de terror psicológico é transportado dos contos de Lovecraft para a mesa do jogo. Além de preservar sua sanidade, os jogadores precisam combater fisicamente as criaturas. Os personagens podem ser feridos e sua Resistência cair à zero, obrigando-os a se tratarem no Hospital. Aqueles personagens que perdem sua sanidade são tratados no Asilo Arkham (olha a origem do nome para a famosa prisão para malucos de Gotham City).


Para fechar um portal, o investigador precisa atravessá-lo e caminhar pelos Outros Mundos, sendo testado nas duas rodadas que permanece ali. Na volta para a cidade, o jogador pode fechar o portal utilizando testes de Conhecimento ou Luta. Só que fechar um portal pode não ser suficiente, pois ele será reaberto em qualquer momento do jogo.


O que vale para os jogadores é selar um portal. A diferença para o jogo entre selar e fechar, é que o selar exige cinco pistas gastas pelo jogador que está fazendo esta ação. As pistas são recolhidas pelo tabuleiro em localidades instáveis ou ganhas em testes espalhados nos Outros Mundos e encontros na cidade. Os jogadores ganham se conseguirem selar 5 portais, antes que o Grande Ancião acorde.


Se o Grande Ancião acordar, o jogo muda completamente. Esqueça o tabuleiro e a partir daí é só combate. Os jogadores não podem mais adquirir equipamentos ou magias e devem batalhar com o que tem no momento em que o Grande Ancião entrou no jogo.


Arkham Horror é um jogo cooperativo ao extremo, e os jogadores precisam trabalhar em equipe para vencê-lo.


As várias expansões acrescentam muito ao jogo, mas prepare-se: Arkham Horror exige uma mesa grande. Ele possui cartas diferentes para praticamente tudo no jogo e distribuir estes montes de cartas na mesa é uma tarefa “hercúlea”...rs


Este é um jogo indicado para aqueles que gostam do estilo cooperativo, e agrada jogadores veteranos e novatos, principalmente pela ambientação feita aos contos de Lovecraft.
Recomendo!

Arkham Horror
Nota
 Jogabilidade
8
 Ambientação
10
 Tabuleiro
10
 Componentes
8
 Diversão
8
 Nota Redomanet
8,80

3 comentários:

  1. Posso estar errado, mas me parece um "Call of Cthulhu" de tabuleiro...

    ResponderExcluir
  2. Tenho muita vontade de adquirir um, já que adoro jogos cooperativos, e curto muito os Mythos de Cthullu, mas infelizmente pelo perfil das pessoas com quem jogo, não iria fazer muito sucesso por aqui... : (

    ResponderExcluir
  3. sim...eh um call of cthulhu....eh completamente baseado no Cthulhu mythos...tenho mto vontade de adquirir esse gameboard mas ta mto caro pra min...

    simplesmente incrivel!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...