segunda-feira, 5 de março de 2012

Análise: Memoir ‘44

Memoir ’44 é um jogo de tabuleiro histórico onde 2 jogadores se enfrentam em batalhas famosas da II Guerra Mundial entre Eixo e Aliados.


O jogo vem com 15 cenários de batalhas históricas, como Omaha Beach, Pegasus Bridge, Operation Cobra e The Ardennes. Para vencer a partida, o jogador precisa adquirir uma quantidade de medalhas especificada no cenário escolhido. As medalhas são conquistadas após a derrota de um pelotão inimigo ou com o cumprimento de um objetivo de cenário.


Memoir ’44 pode ser jogado em equipe ou no modo Overlord. Este modo especial requer dois tabuleiros e amplia a área de guerra.


O mapa é composto de hexágonos para movimentação das unidades. O tabuleiro é dividido em 3 regiões (centro, flanco esquerdo e flanco direito) e possui dupla face (cenário de costa em uma face e planície na outra face).



Para montar o cenário há peças no formato de hexágonos com ótima qualidade que são colocados no tabuleiro e representam tipos diferentes de terrenos (floresta e vilas como exemplo). Estes terrenos alteram regras básicas de movimento e combate.


As miniaturas representam unidades de Infantaria, Artilharia e Tanques. Há miniaturas representando cerca de arame farpado e saco de areia. Cada tipo de unidade possui movimentação, distância de combate e habilidades diferentes.


A ação das unidades é realizada mediante jogada de cartas de 2 tipos: cartas de ordem e cartas de tática. As cartas de ordem permitem que unidades em determinada região do tabuleiro se movimentem. As cartas de táticas possuem jogadas especiais como, por exemplo, bombardeio aéreo, pronto-socorro, contra-ataque e outras com habilidades bem interessantes.


O combate é feito com rolagem de dados especiais. O sistema é bem simples e mantém o jogo imprevisível.


Joguei contra meu irmão Marcelo a primeira partida no cenário Pegasus Bridge. Este cenário é recomendado para novos jogadores e utiliza somente as unidades de Infantaria.


Eu joguei com o exército do Eixo e o Marcelo assumiu o controle dos Aliados. Os Aliados começam em maior número e precisam dominar duas pontes que ficam em lados opostos no tabuleiro.


Foi um jogo disputado, onde eu consegui segurar uma das pontes durante o jogo inteiro. A outra minha inferioridade numérica não resistiu.


No fim ele utilizou uma carta tática de bombardeio aéreo e conquistou a medalha da vitória destruindo um pelotão de Infantaria ferido que eu mantive afastado.


Memoir ’44 é um excelente jogo de guerra para jogadores experientes que queiram uma partida rápida ou para iniciar novatos neste gênero. Seu visual é magnífico e seus componentes são de ótima qualidade.


Há um grande fator de sorte no jogo, tanto na rolagem de dados para o combate quanto na compra das cartas de ação. Mesmo assim, não tira o mérito de uma tática bem feita com movimentação de tropas. Recomendado!


Memoir '44
Nota
 Jogabilidade
9
 Ambientação
9
 Tabuleiro
9
 Componentes
9
 Diversão
9
 Nota Redomanet
9,00

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...