sexta-feira, 23 de setembro de 2011

Notas do Redomanet


Aguardando o grupo chegar para estreiar o Twilight Imperium... vamos a algumas explicações rápidas:
Este blog não tem a pretensão de analisar "tecnicamente" qualquer jogo. Há vários sites que fazem isso. As notas aqui são pessoais e dadas somente com a visão de jogador.

- Jogabilidade: o quanto o jogo é fácil de assimilar, as regras são claras. A mecânica pode ser complexa mas não cansativa.


- Ambientação: é a experiência do jogo que faz você entrar no tema e sentir como se tivesse vivido aquela situação ou assistido um filme.


- Componentes: qualidade dos componentes, no aspecto conservação, qualidade e visual. Nada pior do que ter cartas finas que amassam facilmente ou peças pequenas e ovais de plásticos que representam um porta-avião.


- Tabuleiro: é muito bom ver um belo tabuleiro distribuido na mesa. Ele deve ter um visual fantástico, que transporta para a ambientação e deve ser de fácil compreensão, sem confusão.


- Diversão: aqui eu vejo a parte que faz com que o grupo tenha vontade de jogar novamente. São as risadas, a concentração, a sensação de querer mais, sem ser frustrante.


Claro que as notas dadas aqui podem não coincidir com rankings em sites conceituados ou na opinião da maioria dos jogadores.
Mas garanto que são sinceras e procuro levar em conta o que senti jogando. Em um mesmo grupo, podem ter jogadores que gostem mais de um estilo do que de outro.


Alguns leitores deste blog podem pensar: "Que coisa! O jogo está em primeiro lugar em todos os rankings especializados. E o Redomanet achou este jogo mediano!!!" Como eu falei, a opinião aqui é pessoal e há vários jogadores que concordam com esta visão. Outros não.
Tem outra questão de ter pontuado jogos que eu mesmo adaptei ou criei. Bem, posso garantir que a opinião foi sincera, abstraindo do fato de quem criou o jogo. Tenho vários jogos criados que depois de jogar eu penso: "Que merda. Não deu."


São poucos os jogos dentre tantos projetos que merecem destaque e por isso coloquei aqui. Ouço muito a opinião do grupo que testa e ajuda a lapidar as regras. E o CITES realmente ficou muito bom. Sem pretensão de ser o melhor jogo, mas confesso que dá satisfação e orgulho ao término de cada partida.
Algumas vezes irei postar material para o pessoal baixar e jogar. Todo o material disponibilizado foi feito por mim, sem nenhuma intenção de fins lucrativos.


Pistas para Cockpit, adaptação do Arkham Horror para o cenário Marvel/Dc, jogo do UFC, etc. Irei postando conforme o tempo e tentando organizar de uma forma que fique fácil para todos aproveitarem.


O mais complicado é arranjar tempo para escrever um manual decente de regras, então irei colocando artigos no blog e no fim posso compilar tudo em um documento.


O blog foi criado para ser mais uma opção de pesquisa, sem pretensão de ser referência.
Valeu!!!

Um comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...