sexta-feira, 26 de agosto de 2011

Jogatina: CITES - 25/08/2011

Cites é um jogo de tabuleiro criado por mim neste ano de 2011. Consiste em administração de parques ecológicos e espécies animais.
Joguei com minha filha, e foi bem divertido. Disputado até o fim, combinamos o término do jogo em 2 anos (40 turnos) ou quem conseguir juntar 5 moedas CITES primeiro.

Setup inicial do jogo:

Tabuleiro central
Marcador de rodadas no espaço 1 de Primavera
2 fichas de jogador
Pilha de cartas de Patrocinador
Pilha de cartas de Objetivo CITES
Pilha de cartas de Eventos
Saco com fichas de Atratividades
Saco com fichas de Animais


Para cada jogador:
Marcador de Segurança em nível 0
Marcador de Popularidade em nível 0
Terreno de Infra com marcador no nível 0
$10



Jogo em andamento:
 A Alexia investiu primeiramente em Segurança e eu preparei o terreno de Infra contratando Manutenção e adquirindo Atratividades. Com isto, minha Popularidade cresceu a ponto de gerar dinheiro por rodada.
O parque ficou bacana, investi em vários tipos de ecossistemas e animais de pequeno porte, conforme imagem abaixo:


Enquanto ela ia investindo em animais de grande porte, que exigem mais tempo na construção do ecossistema:
 
 

Além de ter o ecossistema com as espécies mais feias do jogo:


Não deu outra. Na última estação do segundo ano (inverno) ela conseguiu ganhar as 5 moedas CITES, cumprindo os objetivos e aumentando seu nível de Segurança a 10. E o último objetivo foi para o jogador que possuísse maior soma de tamanho nos animais do parque.


Jogo de administração com um visual e tema que agradam. O leilão de turnos e a escolha das profissões por rodada tornam a partida bem interativa. É preciso pensar nas jogadas e no tipo de investimento. As profissões são: Administrador (contrata funcionários para o parque: segurança, veterinário, tratador e manutenção), Marketing (adquire patrocínio que rende dinheiro por rodada), Ecoturismo (compra Atratividades para subir a popularidade do parque, gerando lucro), Biólogo (adquire 1 ecossistema), Zoólogo (adquire até 5 animais), Banco (recebe $10), Ong (recebe $5 e 1 animal randômico) e Doações (recebe $1). O jogo comporta até 8 jogadores. Irei descrevendo mais detalhes deste jogo conforme as partidas forem acontecendo.


Foto do parque vencedor:



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...