segunda-feira, 30 de abril de 2012

Lançamentos 2012: Banditos Board Game

Em 1982, a economia mexicana entrou em colapso, e a resposta do governo foi a de centralizar os bancos e desvalorizar o peso.


No mundo do jogo de Banditos, o povo mexicano respondeu mal a essas mudanças, resultando em uma diminuição da segurança e um aumento na contabilidade para o novo Banco de México.



Os jogadores assumem o papel de um dos vários personagens americanos que fazem corridas para o México para assaltar os bancos. Você vai precisar adquirir veículos, armas, dinheiro, e talvez até algumas informações de dentro para fazer tudo acontecer.


Ganha o primeiro jogador que obter um milhão de dólares norte-americanos.


A Baksha Games traz este jogo onde o tema politicamente incorreto é amaciado pelo bom-humor das cartas.

Lançamentos 2012: Small World: Realms Expansion

Small World: Realms Expansion inclui dezenas de terrenos de várias formas e tamanho que são montados como um quebra-cabeças para formar o mapa.


O jogo vem com doze cenários criados pelo designer do jogo Philippe Keyaerts. Os jogadores também podem criar seus próprios mapas e cenários utilizando os componentes incluídos.


Small World: Realms Expansion pode ser usado com qualquer um dos jogos base da série: Small World ou Small World Underground. Para realizar isto, os terrenos possuem duas faces, sendo uma com o lado para o jogo base e o outro lado para a versão Underground.


Esta expansão fornece também 22 Montanhas, Abismos e Picos (montanhas de nível 2) combinando para adicionar mais variedade para o jogo.




domingo, 29 de abril de 2012

Jogatina leve com Ticket to Ride Europe

Mais uma amiga da minha filha Alexia conheceu o jogo Ticket to Ride Europe.  E gostou!


Regras explicadas em 15 minutos, partida com duração de 40 minutos, jogaram eu, a Alexia e a Daiane.


A partida foi disputadíssima, onde precisamos gastar estações com penalidade nos pontos de vitória.


No fim eu ganhei o jogo com uma diferença de 12 pontos do segundo lugar. Usei como estratégia comprar e realizar dois objetivos extras.


Dei sorte porque ambos os objetivos extras valiam 10 pontos cada.
Ticklet to Ride Europe mais uma vez mostrou que é uma boa pedida para jogadores novatos.


sábado, 28 de abril de 2012

Análise: Tannhauser

Tannhauser é um jogo tático de combate com miniaturas da Fantasy Flight Games. A Segunda Guerra Mundial não acabou e as forças da União e do Reich continuam com seus confrontos pelo mundo. Clique aqui para ver a descrição do jogo.


Joguei contra meu irmão Marcelo utilizando a expansão Equipment Cards que adiciona cartas para todos os itens de seu inventário. É muito melhor jogar com esta expansão, evitando o uso da planilha de referência que descreve as habilidades e equipamentos.  As cartas deixam a partida bem mais dinâmica.



Eu joguei com o Reich e o Marcelo escolheu a União. Escolhemos o mapa do jogo base que demonstra uma mansão e o tipo de jogo foi Deathmatch. Ou seja, ganha aquele que eliminar totalmente a equipe do oponente.


Cada jogador controla cinco personagens, escolhendo quatro itens ou habilidades especiais para cada unidade. Isto deixa a rejogabilidade alta, pois a configuração de cada unidade muda o estilo do time.


As regras foram explicadas em 20 minutos e o setup foi mais 20 minutos (com a escolha do inventário para cada personagem).


O jogo é dinâmico e o combate com dados possui regra simples. O sistema Pathfinder que facilita o cálculo da linha de visão no tabuleiro ajuda pra caramba. Sou a favor de todos os jogos de miniatura a adotarem este sistema!


A partida demorou 1 hora e meia com a vitória da União. Na realidade, foi uma lavada...  perdi feio.


As habilidades dos personagens são bem legais e muito úteis na batalha. O sistema de pontos de comando que permite trocar por bônus e ações específicas é eficiente e dá peso na conquista destes pontos.


Os componentes são um espetáculo à parte, onde miniaturas, mapas e marcadores possuem altíssima qualidade (padrão FFG).


Como primeira partida, estávamos perdidos no posicionamento da equipe. Conforme o jogo foi progredindo, descobrimos habilidades bem interessantes que dará maior equilíbrio e tática na próxima jogatina.


Meu maior erro neste jogo foi ter dividido os personagens e atacado sem planejamento. O Marcelo conseguiu manter agrupada sua equipe e tirou vantagem das habilidades individuais que complementam o todo.

Eu traduzi e imprimi as cartas de forma tosca, mas quebrou o galho...
A União possui uma força em explosivos e suas granadas destroem o cenário (maldita granada de fumaça). Já o Reich possui poderes sobre o Ocultismo e habilidades que utilizam a Mente.


O manual é extenso e pode causar erro nas regras das primeiras partidas. Nós erramos na resolução do ataque de granadas. O sucesso automático da granada não é ferimento automático. O alvo da granada ainda pode jogar seus dados de defesa e tentar não receber danos pela explosão.


Tannhauser consegue trazer a mesma emoção dos jogos de vídeo-game de combate online como Quake. Jogabilidade simples, muitos níveis de customização, mapas variados (necessário adquirir as expansões) e vários tipos de modo de jogo.


Ótimo para jogadores experientes e novatos, principalmente para quem gosta de jogos de combate online em consoles, para aqueles que curtem um bom combate de miniaturas e para os jogadores de RPG de mesa. 


Altamente recomendado!


Tannhauser
Nota
 Jogabilidade
8
 Ambientação
9
 Tabuleiro
10
 Componentes
9
 Diversão
9
 Nota Redomanet
9,00

sexta-feira, 27 de abril de 2012

Lançamentos 2011: Brotherhood of Nine: The Hex Strategy Game

Bem-vindo ao mundo de batalhas em equipe, onde a posição correta dos guerreiros e a tomada de decisão hábil são as coisas mais importantes para alcançar a vitória.


Você comanda um pelotão de 9 soldados, que se tornam sua Brotherhood of Nine durante o tempo da batalha. O objetivo de sua Irmandade é bastante simples - destruir o inimigo.


As tropas de combate são formadas por nove guerreiros cada uma. A batalha principal ocorre no tabuleiro feito de hexágonos que está muito bem dimensionado para dois à quatro jogadores.


Existem vários tipos de unidades no jogo representado pelos hexágonos de dupla face. Antes do início da batalha todas as peças do guerreiro são colocadas viradas para baixo criando a "névoa da guerra".

Setup para 4 Jogadores
Este é um jogo lançado pela Moscow Toy Factory com duração média de 30 minutos.

Livros: Ludificador

Esta é mais uma obra nacional que foca no tema lúdico. O autor Vince Martin Mastrocola é um veterano no hobby de jogos de tabuleiro e nos presenteia com o download gratuito deste livro.




Sinopse:

O que é jogo? O que é game design? Quais são algumas das perspectivas de trabalhar com games no Brasil? Não são perguntas fáceis de serem respondidas, mas este livro procura dar alguns passos nesse caminho desafiador.
“LUDIFICADOR, um guia de referências para o game designer brasileiro” é o primeiro livro de Vicente (Vince) Martin Mastrocola que procura trazer alguns apontamentos para os estudiosos da área dos games abordando conceitos essenciais para entender aplicações do universo lúdico em novos negócios, política, educação, empresas ou puro entretenimento.




quinta-feira, 26 de abril de 2012

Lançamentos 2012: No Question of Surrender

A Grand Tactical Series move-se para o Norte de África. Pegando o aclamado sistema utilizado em The Devil’s Cauldron, este jogo dá aos jogadores a oportunidade de explorar a luta das forças francesas livres, incluindo duas batalhas da Legião Estrangeira.


Três vezes os franceses foram convidados a render-se, e a cada vez que eles recusavam, o General Koenig afirmava que não havia "nenhuma questão de rendição".


No Question of Surrender é o primeiro jogo da Grand Tactical Series lançada pela Multi-Man Publishing que explora a campanha do Norte Africano. O jogo irá introduzir novos tipos de terreno para o sistema e novas regras especiais para cobrir os eventos da batalha.


Igualando o mesmo nível de cuidado dos detalhes que foi realizado no jogo The Devil’s Cauldron, No Question of Surrender continua com a excelência esperada pela Grand Tactical Series.


quarta-feira, 25 de abril de 2012

Lançamentos 2012: Star Trek Catan

Star Trek Catan consegue fundir muito bem as duas franquias bem conhecidas da mídia. Este jogo consegue ser 95% The Settlers of Catan encoberto com novos poderes especiais relacionados a personalidades de Star Trek.


Em Star Trek Catan, os jogadores começam o jogo com duas estações espaciais pequenas, na intersecção de três planetas, cada planeta com fornecimento de recursos com base no resultado de uma rolagem de dados.  


Os jogadores coletam e comercializam esses recursos - Dilithium, Tritanium, Oxigênio, Alimentos e Água -, a fim de construir naves espaciais que ligam regiões da galáxia, estabelecer estações espaciais pequenas e grandes em pontos de interseção novos para aumentar a aquisição de recursos e adquirir cartas de desenvolvimento que fornecem pontos de vitória (VPS) ou habilidades especiais.


Em uma rolagem de dados de 7, uma nave Klingon impede a produção de recursos em um planeta, valendo do cenário apresentado pela franquia Star Trek.


O único elemento novo em Star Trek Catan em comparação com a versão Settlers é um conjunto de cartas de personagem, cada um exibindo Kirk, Spock, McCoy, Sulu, Scott, Uhura, Chekov, Capela, Rand ou Sarek. Cada carta de personagem tem dois poderes especiais que o titular pode usar em seu turno, como um comércio forçado.


terça-feira, 24 de abril de 2012

Livro: O Festim dos Corvos, Vol. 4 das Crônicas de Gelo e Fogo

Mais uma vez, termino um livro da saga A Crônica de Gelo e Fogo de George R. R. Martin e fico com aquela sensação de “quero mais”.
O autor escreveu a continuação do terceiro livro para todos os personagens, mas como ficou muito extenso, ele dividiu em dois volumes. Neste quarto volume da saga intitulado como “O Festim dos Corvos”, apresenta a continuação da história para os personagens Cersei, Jaime, Sam, Brienne, Arya e Sansa.  Os demais só aparecerão no quinto volume e suas estórias acontecem em paralelo aos eventos deste livro.
Além disso, o quarto volume introduz novos personagens das casas Martel e Greyjoy, e descreve locais como a Cidadela (onde se formam os Meistres).
Achei este livro semelhante ao segundo volume, com uma narrativa mais política e lenta. Os capítulos depois da metade do livro retornam com aquele imprevisto “tapa na cara” que faz a série ser tão empolgante.






Sinopse:

Continuando a saga mais ambiciosa e imaginativa desde “O Senhor dos Anéis”, “As Crônicas de Gelo e Fogo” prosseguem após o violento triunfo dos traidores. Enquanto os senhores do Norte lutam incessantemente uns contra os outros e os Homens de Ferro estão prestes a emergir como uma força implacável, a rainha regente Cersei tenta manter intacta a força dos leões em Porto Real. Os jovens lobos, sedentos por vingança, estão dispersos pela terra, cada um envolvido no perigoso jogo dos tronos. Arya abandonou Westeros rumo a Bravos, Bran desapareceu na vastidão enigmática para além da Muralha, Sansa está nas mãos do ambicioso e maquiavélico Mindinho, Jon Snow foi proclamado comandante da Muralha mas tem que enfrentar a vontade férrea do rei Stannis e, no meio de toda a intriga, começam a surgir histórias do outro lado do mar sobre dragões vivos e fogo... Quando Euron Greyjoy consegue ser escolhido como rei das Ilhas de Ferro não são só as ilhas que tremem. “O Olho de Corvo” tem o objetivo declarado de conquistar Westeros. E o seu povo parece acreditar nele. Mas será ele capaz? Em Porto Real, Cersei enreda-se cada vez mais nas teias da corte. Desprovida do apoio da família, e rodeada por um conselho que ela própria considera incapaz, é ainda confrontada com a presença ameaçadora de uma nova corrente militante da Fé. Como se desvencilhará de tal enredo?

Lançamentos 2012: Pathfinder: Midgard Bestiary

No livro de RPG Pathfinder: Midgard Bestiary estão mais de 100 dos maiores monstros da revista trimestral Kobold e design aberto de premiadas aventuras e sourcebooks - juntamente com novas ameaças que os jogadores de Pathfinder nunca viram antes.



Prepare-se para mais de 100 páginas de inimigos mortais, incluindo Golem de Vapor, Cavaleiros Fantasmas, Bruxas de Sange, Cães Lich, Ghouls de Ferro, Derros, Dragões de Caverna, etc.


Os Mestres podem usar esses monstros no cenário de campanha Midgard, ou adicioná-los a qualquer mundo de fantasia.


Desenhado por Adam Daigle.

segunda-feira, 23 de abril de 2012

Lançamentos 2012: Battles of Westeros: House Baratheon Army Expansion

Pela primeira vez, as forças da Casa Baratheon são levadas para o campo de batalha em Westeros para defender seu poder sobre o Trono de Ferro. O exército do veado coroado desencadeia sua fúria na luta pelo poder crescente em Westeros na expansão para o jogo Battles of Westeros: House Baratheon Army Expansion.



Esta expansão coloca em campo o poderoso exército Baratheon, juntamente com novos planos de batalha e até mesmo a primeira batalha épica de Westeros. Com mais de 100 miniaturas detalhadas, incluindo oito comandantes e seis tipos de unidade , o exército Baratheon está pronto para a guerra. Além disso, essa expansão também contém regras para batalhas em modo Equipe que permitem até oito jogadores disputando esta luta implacável.



Entre os comandantes Baratheon estão: Rei Robert Baratheon esmagando seus oponentes com o seu martelo de guerra formidável, Renly e Stannis Baratheon como astutos líderes capazes de manipular a moral de sua casa. Esses comandantes estão unidos pela misteriosa Melisandre e outros notáveis aliados Baratheon.



A Batalha de Blackwater é a primeira batalha épica em Battles of Westeros. Recriando a batalha crucial de A Guerra dos Tronos, este cenário é travado em múltiplos estágios, onde a batalha avança, com novas unidades, comandantes, com a introdução de novos objetivos e regras especiais. Dominar a maioria das etapas da batalha épica é ganhar glória e respeito para sua casa.


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