Páginas

sexta-feira, 30 de setembro de 2011

Heroes Adaptação Arkham Horror: Tabuleiros

Inicio a partir deste post várias matérias sobre a adaptação que fiz para o Arkham Horror com o cenário de super-heróis dos quadrinhos Marvel/DC.
Disponibilizarei o jogo para impressão em partes, fazendo um resumo das regras e mostrando as adaptações feitas. Aconselho que o jogador já conheça as regras do Arkham Horror. Não entrarei nas regras dele aqui. Só comentarei as alterações que fiz.


Como primeiro tema trato da impressão dos tabuleiros. As regras de movimentação e localidades permanecem as mesmas do Arkham Horror.
Nos mapas temos localidades e ruas. Todas as ruas possuem o nome de algum desenhista, roteirista ou criador de personagens Marvel/DC. As localidades são comuns nos universos dos quadrinhos ou representam algum lugar especial e conhecido (exemplo: Edifício Baxter, Mansão dos Vingadores, Clarim Diário, etc).
As localidades podem ser seguras (com losango verde) ou inseguras (com losango vermelho). Localidades inseguras signifca que uma Base Secreta de Vilões (Arkham Horror: são os Portais)  pode ser criada ali a qualquer momento.


A adaptação não possui os Outros Mundos do Arkham. Em compensação, o tabuleiro possui 3 lugares chamados como Gangue de Vilões 1, 2 e 3.



Toda vez que os vilões (Arkham Horror: monstros) no tabuleiro ultrapassarem o limite permitido (ver tabela no Arkham), seus cards são colocados no espaço da Gangue de Vilões. Assim que uma Gangue de Vilões possuir 5 cards, ela entra no tabuleiro. Para derrotá-la, os heróis precisam combater os 5 vilões juntos (mais detalhes no futuro em outro post).




O Céu funciona igual ao Arkham original, permitindo que os vilões voadores fiquem ali e ataquem diretamente qualquer herói nas ruas. O espaço de Outras Dimensões funciona como Lost in Time and Space do Arkham. Algumas habilidades de vilões ou cartas de Ameaças levam os heróis para esta Outra Dimensão. O herói, no mínimo, perde 1 rodada de suas jogadas.




O tabuleiro maior e principal do jogo é o Marvel. Como expansão, fiz o tabuleiro DC, ambientando este universo como parte do jogo. Para ligar os dois tabuleiros temos a localidade Aeroporto.



Heróis que voam usam o Aeroporto como se fosse uma casa de movimento normal. Heróis que não voam precisam pegar um avião entre os dois tabuleiros. Perdem 1 rodada neste vôo até chegar ao outro lado.




Link para baixar o tabuleiro Marvel
Link para baixar o tabuleiro DC


A impressão dos tabuleiros deve ser feita no tamanho A1, em gráficas especializadas. Recomendo o uso de Gloss Paper colado em folha pluma. Veja como ficam:



Irei postar os outros componentes para impressão e jogatinas. Espero que divirtam-se com esta adaptação feita com muito esforço e satisfação.

Um comentário: