Páginas

domingo, 28 de agosto de 2011

Análise: UFC - Boardgame

Ontem tivemos a edição do UFC Rio, com grandes vitórias de Shogun, Toquinho, Paulo Thiago e do incrível Anderson Silva. A luta mais emocionante da noite ficou por conta do Minotauro, que vindo de 3 cirurgias levou o estádio e o Brasil ao delírio!
Nada mais justo então, comentar sobre o jogo UFC - Boardgame. Como sou um ex-praticante de Judô, Karatê e Jiu-Jitsu e fissurado em MMA, fiz este home made homenageando este mundo do esporte.

O jogo é para 2 participantes, onde cada um assume o papel de um lutador do UFC. Cada lutador possui uma planilha com atributos, habilidades e tipos de golpes.


Há diferença nas categorias de peso, como no MMA real, e são divididas em: Peso Leve, Peso Meio-Médio, Peso Médio, Peso Meio-Pesado e Peso Pesado.
A jogabilidade muda conforme o peso escolhido pelos jogadores. Os jogadores sempre devem escolher lutadores do mesmo Peso.


Octógono:
Cada jogador assume um lado do octógono (tabuleiro central). As posições durante a luta são:
- Em Pé Distante (para recuperar energia)
- Em Pé 2 (boa distância para chutes e voadoras)
- Em Pé 1 (socos, cotoveladas, joelhadas, projeções leves e pegada no clinch)
- Clinch (recuperar energia, socos, cotoveladas, joelhadas e projeções pesadas)
- Chão Cima (maior controle na luta de chão)
- Chão Baixo (defesa no chão e bom para triângulos)


No Chão ainda temos as posições de Guarda, Meia-Guarda e Montada.

As fichas de lutadores possuem informações como Nome, Categoria, Gráfico de Especialidades (conforme site oficial do UFC), altura, peso, nacionalidade e artes marciais que pratica.
Os pontos de Movimento contam como agilidade do lutador, e serve para aplicar golpes de finalização, imobilização e projeção. Os pontos de Energia são utilizados para socos e chutes.
Quando os pontos de movimento chegam a 0 (zero) significa que o round acabou. Quando os pontos de energia chegam a 0 (zero) o lutador está cansado e provavelmente não conseguirá aplicar mais nenhum golpe no round.

Entre as habilidades, temos:
- Ataque Soco x Defesa Soco
- Ataque Chute x Defesa Chute
- Ataque Projeção x Defesa Projeção
- Ataque Guarda x Defesa Guarda
- Ataque Soco Chão x Defesa Soco Chão
- Ataque Submissão x Defesa Submissão



Cada golpe exige que o lutador esteja em um ponto do octógono. Exemplo: para aplicar um Cruzado o lutador deve estar no local Em Pé 1, gastar X pontos de Movimento, gastar X pontos de Energia e cruzar o valor das habilidades de Ataque Soco contra Defesa Soco do adversário.
Se o atacante possuir Ataque Soco = 5 e o defensor possuir Defesa Soco = 3, o golpe acertou e é aplicado o dano.
Tanto o atacante quanto o defensor podem gastar pontos de Energia para subir o seu número na habilidade.

Vitalidade x Resistência
Os lutadores possuem valores de Vitalidade e Resistência.
Ataques como socos e chutes atingem a Vitalidade. Quando a Vitalidade chegar a 0 (zero) o lutador foi nocauteado.
Ataques de submissão atingem a Resistência. Quando a Resistência chegar a 0 (zero) o lutador foi imobilizado.


Cartas
Para dar um elemento surpresa ao jogo, existem cartas que turbinam cada habilidade. Cada lutador fica com 5 cartas na mão e pode utilizar em qualquer momento. As cartas dão bônus como "ATAQUE SOCO +2" ou "CONTRA-GOLPE PARA PROJEÇÃO".

Componentes:

Luta em andamento:
Jogo indicado para os fãs do esporte, com partidas rápidas e emocionantes.

Um comentário: