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quinta-feira, 31 de maio de 2012

Game of Thrones: Uso dos Portos

Uma das novidades da Segunda Edição do jogo Game of Thrones foi a inclusão dos Portos em alguns terrenos de Westeros. Segue aqui uma transcrição das Regras para explicar detalhes da utilização dos Portos neste jogo.



As regras em português estão disponíveis no site Ilha do Tabuleiro, fruto de um excelente trabalho do Mauricio Sergent (usuário rhmethodus).

Os Portos funcionam como uma área especial entre a terra e o mar, eles se conectam. Somente o jogador que controla a área de terra conectada ao Porto pode usar essa conexão, e é considerado dono do Porto.

USANDO PORTOS
Áreas de Porto só podem ser ocupadas por Navios. Considera-se um exército quando vários Navios ocupam um Porto e devem obedecer aos limites de Suprimentos. Além das restrições normais de um exército, um Porto nunca pode conter mais de 3 Navios por vez.
Se a área de terra conectada a um Porto, recrutar novas unidades, o jogador pode recrutar Navios diretamente nesse Porto ou na área de mar adjacente.
Um jogador pode recrutar Navios em um Porto conectado, mesmo que a área de mar conectada esteja ocupada por um ou mais Navios inimigos. Esta é uma das características mais poderosas dos Portos.

ORDENS NOS PORTOS
Assim como as outras unidades, os Navios no Porto devem receber Marcadores de Ordem durante a Fase de Planejamento. Embora Ordens de Defesa possam ser colocadas num Porto, elas não têm efeito, porque um Porto não pode ser atacado diretamente.

OUTRAS REGRAS DE PORTOS
Navios podem marchar de uma área de mar adjacente para um Porto amigo ou pode mover-se de um Porto para uma área de mar adjacente. No entanto um Navio nunca pode marchar para um Porto de outro jogador.
Navios em um Porto podem dar Suporte (apoiar) um Combate em áreas adjacentes de mar, mas não pode dar Suporte (apoiar) qualquer área de terra (mesmo conectado).
Um Navio em um Porto, não oferece nenhuma Força de Combate defensiva para um Combate mesmo em área de terra conectada.
Um Navio num Porto pode invadir uma área de mar adjacente, mas não pode invadir uma área de terra.
Um Navio em área de mar conectada pode invadir um Porto. No entanto, unidades inimigas em áreas de terra adjacentes, não podem invadir um Porto.
Se durante a Fase de Ação, na etapa de Consolidar Poder, existir Navios inimigos numa área de mar conectada a um Porto, qualquer Ordem de Consolidar Poder atribuído ao Porto é emovida sem efeito. Caso contrário, a Ordem de Consolidar Poder é resolvida normalmente (como se fosse uma área de terra que não contem ícones de Poder).
A Ordem Consolidar Poder Especial, não pode recrutar unidades se colocada em um Porto, mas pode ainda ser usada para coletar Poder.

TOMANDO O CONTROLE DE PORTOS INIMIGOS
Se uma área de terra conectada a um Porto é atacada com sucesso e passa a ser controlada por outro jogador, esse jogador pode imediatamente substituir quaisquer Navios inimigos no Porto, por um número igual de Navios seus que ele tenha disponível. Os Navios inimigos excedentes são simplesmente removidos do tabuleiro.

COMÉRCIO COM AS CIDADES LIVRES
Quando a Carta de Westeros “Game of Thrones” é resolvida durante a Fase de Westeros além da coleta de Poder para cada ícone de Poder, os jogadores recebem um Marcador de Poder para cada Porto amigo, contendo pelo menos um Navio amigo, desde que a área de mar conectada ao Porto não contenha Navios inimigos.

Lançamentos 2012: The Lord of the Rings: Nazgul

Os jogadores assumem o papel de um dos lacaios mais poderosos de Sauron: um Nazgûl! Eles devem trabalhar em conjunto com outro Nazgul para parar os hobbits amaldiçoados e destruir a resistência dos homens.


Mas ao mesmo tempo, eles devem se esforçar para provar seu próprio valor para o Lorde das Trevas. Afinal, há rumores de que mesmo o Rei-bruxo pode ser morto, e Sauron pode logo precisar de um novo líder para os Nazgûl.


Em The Lord of the Rings: Nazgul, o jogador se depara com três campanhas. Se não for possível concluí-las em tempo, todos os jogadores perdem!


Ao longo do caminho, os jogadores irão ganhar pontos de vitória (VPS), e se o grupo for bem-sucedido em sua missão, o jogador com mais VPS será o vencedor da partida.


Jogo da Wizkids para 3 a 5 jogadores, que traz miniaturas do estilo Heroclix para os Nazgul.


Game of Thrones: Tradução das Cartas de Eventos

Segue neste post link para baixar as cartas traduzidas de Eventos do jogo Game of Thrones Second Edition.




Estão traduzidas as cartas de Eventos I, II e III.





Imprimir em papel 90 gramas e colocar no shield junto com a carta original.


Download das Cartas de Eventos


Bom jogo!

quarta-feira, 30 de maio de 2012

Lançamentos 2012: Among the Stars

Depois de uma guerra devastadora, a paz é declarada entre todas as principais raças da galáxia e uma Aliança é criada.


Uma das primeiras decisões da Aliança é a construção de estações espaciais ao longo de toda a galáxia, a fim de promover o comércio entre as raças, reforçar as relações diplomáticas e ajudar a manter a paz recém-criada.


Cada jogador assume o papel de uma dessas raças, tentando construir a melhor estação espacial.


Os jogadores utilizam um mecanismo de compra e colocação de cartas em sua estação. De acordo com onde colocá-las, elas marcam pontos de vitória. A construção dura 4 anos e quem tiver mais pontos de vitória no final do período será consagrado vencedor.


Jogo de cartas da Artipia Games para dois a quatro jogadores com duração de 30 minutos.


Achei a arte deste jogo fantástica. Merece acompanhar o lançamento no site da editora.

Game of Thrones: Tradução das Cartas de Ataque dos Selvagens

As cartas de Ataque dos Selvagens trazem ao jogo Game of Thrones um elemento a mais de intriga e disputa.




A impressão deve ser feita em papel branco de 90 gramas e colocado no shield junto com a carta original.




Download das cartas traduzidas do Ataque dos Selvagens








Bom jogo!

terça-feira, 29 de maio de 2012

Lançamentos 2012: Smash Up

O jogo de cartas Smash Up começa com uma premissa simples: pegue os baralhos de 20 cartas de duas facções, embaralhe eles para formar uma pilha de 40 cartas, e então jogue para esmagar Bases mais do que os seus adversários.


Cada facção traz um mecanismo de jogo diferente - cartas piratas são excelentes com movimento, os zumbis trazem cartas de volta da pilha de descarte, os dinossauros têm um poder enorme - e cada combinação de facções traz uma experiência de jogo diferente.


Com oito diferentes facções, Smash Up inclui dezenas de combinações. Piratas com Alienígenas jogam diferente do que Ninja com Alienígenas, por exemplo.


A ideia deste jogo da Alderac é semelhante com a mistura das manas nos jogos de Magic, só que possuem mais combinações e mecânica diferente.


Game of Thrones: Tradução das Cartas das Casas

Segue neste post link para baixar as cartas traduzidas das Casas do jogo Game of Thrones Second Edition.




Todas as cartas que possuem descrição das casas Stark, Lannister, Baratheon, Greyjoy, Tyrell e Martell estão traduzidas no PDF disponível.


 


Imprimir em papel 90 gramas e colocar no shield junto com a carta original.


Download das cartas das Casas






Bom jogo!

segunda-feira, 28 de maio de 2012

Análise: Through the Ages

Through the Ages é um jogo sobre desenvolvimento de civilizações. Cada jogador deve evoluir sua civilização e ganhar a partida através de pontos de Cultura.


Os jogadores precisam escolher entre várias opções como levar sua civilização através da Antiguidade, Idade Média, Colonialismo e Era Moderna.



Through the Ages possui 2 estilos de jogos: o Básico, o Avançado e o Full. O Básico não possui as regras de combate militar e só é jogado até a Idade Média. O Avançado possui todas as regras e opções permitidas e é jogado até o Colonialismo. E o Full possui todas as regras e opções permitidas e é jogado até a Era Moderna.


Through the Ages possui bons componentes e tabuleiro, mantendo o padrão de jogos europeus. A parte visual não é seu forte e o jogo possui força pela sua mecânica complexa e estratégica.


Há várias coisas que os jogadores podem fazer. É um dos jogos onde há mais alternativas de jogadas por turno que eu já joguei. Não é possível desenvolver tudo, e o jogador precisa se focar em alguma área: População, Ciência, Militar, Produção, Religião. Tudo isto sem abrir mão dos pontos de Cultura que são conquistados com construções, tecnologia e líderes.


O combate militar não é o foco do jogo, mas desenvolver seu exército concede bons pontos de Cultura. A Ciência não fornece pontos diretamente, mas pode ser trocada por construções ou pesquisas que concedem estes pontos.


Gostei do esquema em manter duas trilhas de Cultura e duas trilhas de Ciência. A trilha menor indica quantos pontos de Cultura ou Ciência o jogador recebe por turno. Quando uma construção fornece pontos de Cultura é a trilha menor que se move. A trilha maior é a que conta para a vitória, e o jogador recebe por turno os pontos indicados pelas trilhas menores.


As Ações Civis (pedras brancas) e Ações Militares (pedras vermelhas) dizem quantas ações e escolhas os jogadores podem fazer por turno. O jogador começa com 4 Ações Civis e 2 Ações Militares. Durante a partida, chegamos até 6 Ações Civis. Estas ações são aumentadas com edifícios, conquistas de novos territórios ou mudança do tipo de governo.


O tempo de espera entre suas jogadas é alto, já que há muitas opções para fazer no turno e poucas ações civis. Tomar decisões em qual campo atuar demora, principalmente para os jogadores mais estratégicos. Isto dá aquela sensação de querer jogar logo, pois há muita coisa a se fazer e poucas ações para isso. E quando finalmente chega sua vez, o jogador sente que não fez tudo o que tinha de fazer e terá de esperar novamente antes de ter outra chance de jogar. Angustiante...


Por turno, várias cartas de Produção, Líderes, Desenvolvimento e Grandes Maravilhas são deixadas à mostra no tabuleiro. Os jogadores podem pagar com ações civis para adquirir aquela carta que ficará com ele até o fim do jogo. Muitas opções...


Na Produção de Pedra há o fator de corrupção que atrapalha o estoque para o próximo turno. E para manter uma População feliz e trabalhando, há necessidade de uma boa produção de Comida com plantações.


Gerir a felicidade da sua população também é fator determinante para a vitória. A Religião ajuda muito manter a paz no seu povo.


Os combates são realizados através da força atual do exército, e conta com a jogada de cartas militares que são acumuladas nas rodadas. Existem Líderes e Grandes Maravilhas que influenciam a guerra.


Existe a opção de abrir cartas de Eventos que são resolvidas simultaneamente por todos os jogadores. Estas cartas de Eventos podem ser acionadas somente 1 vez por turno quando o jogador efetua uma Ação Política.


Esta partida joguei contra o Cesar e o Emerson. O Cesar explicou as regras em meia hora e acabou vencendo a partida.


Through the Ages é um excelente jogo estratégico, de duração longa, e o modo Avançado chega a 4 horas por partida. É um dos jogos mais complexos que eu já joguei e não indico para jogadores novatos. É extremamente pesado e só jogadores hardcore fãs do estilo europeu conseguirão explorar este título.




Through the Ages
Nota
 Jogabilidade
9
 Ambientação
9
 Tabuleiro
8
 Componentes
8
 Diversão
9
 Nota Redomanet
8,60

domingo, 27 de maio de 2012

Jogos Solitários: Fields of Fire

Fields of Fire é um jogo de paciência onde o jogador comanda uma companhia de rifle entre a Segunda Guerra Mundial e os dias atuais.



O jogo é diferente de muitos jogos táticos onde há rolagem de dados e cartas. Existem duas plataformas usadas para jogar.




O Deck do terreno é baseado em uma região específica e é usado para construir um mapa para as diversas missões que sua companhia deve executar. 
O deck de Ação tem muitas finalidades no controle de comando de combate e tentativas de atividades diversas.




As unidades da companhia são os contadores que representam elementos da sede, esquadrões, equipes de armas, observadores avançados, veículos individuais ou helicópteros.




Um jogo único é uma missão e várias missões constituem uma campanha histórica onde o jogador gerencia experiência e substituições. A missão pode ser jogada com duração entre 1 à 4 horas.




Este jogo é baseado em três campanhas reais vividas por unidades dos EUA na Segunda Guerra Mundial, Coréia e Vietnã. "Keep Up the Fire" é o lema do 9º Regimento de Infantaria, conhecido como "Manchus".




Fields of Fire é um título da GMT Games lançado em 2008 para 1 jogador.