Uma das novidades da Segunda Edição do jogo Game of Thrones foi a inclusão dos Portos em alguns terrenos de Westeros. Segue aqui uma transcrição das Regras para explicar detalhes da utilização dos Portos neste jogo.
As regras em português estão disponíveis no site Ilha do Tabuleiro, fruto de um excelente trabalho do Mauricio Sergent (usuário rhmethodus).
Os Portos funcionam como uma área especial entre a terra e o mar, eles se conectam. Somente o jogador que controla a área de terra conectada ao Porto pode usar essa conexão, e é considerado dono do Porto.
USANDO PORTOS
Áreas de Porto só podem ser ocupadas por Navios. Considera-se um exército quando vários Navios ocupam um Porto e devem obedecer aos limites de Suprimentos. Além das restrições normais de um exército, um Porto nunca pode conter mais de 3 Navios por vez.
Se a área de terra conectada a um Porto, recrutar novas unidades, o jogador pode recrutar Navios diretamente nesse Porto ou na área de mar adjacente.
Um jogador pode recrutar Navios em um Porto conectado, mesmo que a área de mar conectada esteja ocupada por um ou mais Navios inimigos. Esta é uma das características mais poderosas dos Portos.
ORDENS NOS PORTOS
Assim como as outras unidades, os Navios no Porto devem receber Marcadores de Ordem durante a Fase de Planejamento. Embora Ordens de Defesa possam ser colocadas num Porto, elas não têm efeito, porque um Porto não pode ser atacado diretamente.
OUTRAS REGRAS DE PORTOS
Navios podem marchar de uma área de mar adjacente para um Porto amigo ou pode mover-se de um Porto para uma área de mar adjacente. No entanto um Navio nunca pode marchar para um Porto de outro jogador.
Navios em um Porto podem dar Suporte (apoiar) um Combate em áreas adjacentes de mar, mas não pode dar Suporte (apoiar) qualquer área de terra (mesmo conectado).
Um Navio em um Porto, não oferece nenhuma Força de Combate defensiva para um Combate mesmo em área de terra conectada.
Um Navio num Porto pode invadir uma área de mar adjacente, mas não pode invadir uma área de terra.
Um Navio em área de mar conectada pode invadir um Porto. No entanto, unidades inimigas em áreas de terra adjacentes, não podem invadir um Porto.
Se durante a Fase de Ação, na etapa de Consolidar Poder, existir Navios inimigos numa área de mar conectada a um Porto, qualquer Ordem de Consolidar Poder atribuído ao Porto é emovida sem efeito. Caso contrário, a Ordem de Consolidar Poder é resolvida normalmente (como se fosse uma área de terra que não contem ícones de Poder).
A Ordem Consolidar Poder Especial, não pode recrutar unidades se colocada em um Porto, mas pode ainda ser usada para coletar Poder.
TOMANDO O CONTROLE DE PORTOS INIMIGOS
Se uma área de terra conectada a um Porto é atacada com sucesso e passa a ser controlada por outro jogador, esse jogador pode imediatamente substituir quaisquer Navios inimigos no Porto, por um número igual de Navios seus que ele tenha disponível. Os Navios inimigos excedentes são simplesmente removidos do tabuleiro.
COMÉRCIO COM AS CIDADES LIVRES
Quando a Carta de Westeros “Game of Thrones” é resolvida durante a Fase de Westeros além da coleta de Poder para cada ícone de Poder, os jogadores recebem um Marcador de Poder para cada Porto amigo, contendo pelo menos um Navio amigo, desde que a área de mar conectada ao Porto não contenha Navios inimigos.